Arroio do Meio – A falta de vagas de estacionamento incomoda quem vêm ao centro da cidade. Uma das alternativas apontadas é a implantação do estacionamento rotativo pago.
Enquanto medidas definitivas não são adotadas, entidades insistem no bom senso de motoristas e comerciantes.
Com seis veículos para cada 10 habitantes, Arroio do Meio possui uma das maiores frotas do Estado. As duas ruas mais movimentadas do centro são a Doutor João Carlos Machado e a Visconde do Rio Branco por concentrarem a maior parte do comércio e serviços.
Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito de Arroio do Meio, Luiz Soares, um estudo preliminar está sendo elaborado. Há duas possibilidades de gerir a cobrança. Uma é por meio de pessoas, e outra de parquímetros. “Nosso estudo está em fase inicial, e divulgaremos os resultados assim que ele for concluído”, afirma Soares.
No centro da cidade, os usuários apontam o estacionamento rotativo pago como solução para a falta de vagas de estacionamento. Ademir Bruismann vem ao centro diariamente e conta que muitas vezes não encontra vaga. “Sou a favor do rotativo, porque daí o pessoal não vai mais deixar os carros numa vaga o dia inteiro”, reclama. Para ele, as sextas e os sábados são os dias mais difíceis de encontrar estacionamento.
As atendentes Patrícia da Silva, Morgana Rodrigues e Suelen Telöken trabalham em uma loja de produtos de beleza. Patrícia vem ao trabalho de carro, e Morgana e Suélen de moto. A loja oferece estacionamento, o que ameniza o problema. “Frequentemente clientes nos ligam solicitando produtos, de forma que possamos alcançá-los rapidamente, já que na redondeza não há onde estacionar, disse Patrícia.
Outra observação é quanto aos outros comerciantes, que estacionam em frente à loja, impedindo que clientes possam aproximar os veículos. “Quem passa o dia no Centro tem a opção de estacionar nas ruas transversais, mas isso nem sempre acontece”, cita Patrícia.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) considera a cobrança a melhor saída. “Esta seria a melhor solução para os problemas de estacionamento na cidade”, declara o presidente João Carlos Fuhr. A CDL envia aos associados anualmente um ofício solicitando que os veículos não sejam estacionados em frente aos estabelecimentos. A orientação é de que os veículos não sejam estacionados também em frente aos estabelecimentos de outros comerciantes. A opção é de que as ruas transversais sejam utilizadas, dando livre fluxo aos clientes.