Vale do Taquari – O avanço no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dos cinco municípios do Alto Taquari foi de 54% nas duas últimas décadas. A porcentagem superou a média estadual, mas não a nacional, segundo levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Capitão lidera a variação, tendo avançado de 87% de 1991 a 2010, enquanto Arroio do Meio é o único município que apresenta índice alto no setor de Educação. O levantamento do IDH foi feito em 2010.
Em comparação com o último, realizado em 2000, o Estado passou de 0,664 para 0,746. O Brasil cresceu de 0,612 para 0,727. O IDH em Capitão, que era de 0,398 em 1991, alcançou 0,746 em 2010, conduzindo o município do patamar “muito baixo” para o “alto”. A educação foi o aspecto com maior amplitude nas duas décadas, passando de 0,157 para 0,661. Outro destaque na região em educação é Pouso Novo, que evoluiu 59,32%, segundo o índice.
Para o economista Adriano Strassburger os jovens estão cada vez mais assíduos na sala de aula, o que fará com que a maior parte da população tenha ensino. “Há muitos incentivos para que os jovens frequentem a escola. Os programas sociais colocam isso como pré-requisito, por exemplo.” O quesito avançou consideravelmente na última década, analisando o item isoladamente. “Ainda não estamos no índice de primeiro mundo”, considerou o economista.
O índice de mortalidade infantil é menor no vale, em relação ao país. Conforme o estudo, o Brasil apresenta 16,7 óbitos por mil nascidos vivos. A média dos cinco municípios fica em 11 por mil. A expectativa de vida é praticamente igual à média nacional, sendo 75 anos aqui e 74 no geral.
O IDH
IDH é uma medida que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.
Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões. No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.
Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)