Vale do Taquari – Apenas dois professores das cinco escolas estaduais dos municípios de abrangência do jornal O Alto Taquari declararam greve. Os educadores pertencem ao quadro da Escola Estadual de Ensino Médio Capitão e aceitaram ao chamado do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS-Sindicato), que declarou greve no dia 23, em Porto Alegre.
O jogo de forças entre a Secretaria Estadual de Educação (SEC) e a representação da classe fez com que professores de abrangência do 8º núcleo se manifestassem. De acordo com a secretária geral do CPERS, Maira de Faria Ávila, o 8º núcleo faz visitas diárias nas escolas de abrangência, “Estamos passando e conversando com professores e alunos sobre a importância de aderir a greve e cada dia mais professores estão entrando no grupo”.
Também destaca que na manhã da quarta-feira, há a disposição de negociar, mas o governo tem apresentar propostas concretas frente à pauta da categoria. Entre as reivindicações estão: a implementação da lei do piso como básico dos vencimentos de professores e funcionários de escola; a suspensão da reforma do Ensino Médio; investimentos na educação; e garantia de condições de trabalho e aprendizagem.
Situações nas escolas
Capitão: Escola Estadual de Capitão – Dois professores em greve
Arroio do Meio: Escola Estadual Guararapes – Sem adesões até o momento
Marques de Souza: Escola Estadual Ana Néri – Sem adesões até o momento
Pouso Novo: Escola Estadual 1° e 2° grau Pouso Novo – Sem adesões até o momento
Travesseiro: Escola Estadual Monsenhor Seguer – Sem adesões até o momento