A questão da sustentabilidade vem ganhando destaque a cada dia. Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas com a preservação do meio ambiente. Com este intuito, a Escola de Educação Infantil Atalaia, localizada no bairro Navegantes, realiza um projeto voltado ao meio ambiente e os chás.
Engajados na iniciativa da secretaria de Educação, Escola e Família: de mãos dadas pela Educação, o projeto tem na coordenação a professora Leni Rodrigues. Além de envolver as 27 crianças no Nível A, o trabalho conta ainda com a participação dos pais. Leni e a diretora Iolanda Bruxel salientam que a questão do meio ambiente tem que ser trabalhada desde pequeno.
As atividades iniciadas há pouco mais de um mês, contaram com o plantio de árvores frutíferas e mudas de chás arrecadadas pelos próprios alunos. Reforçando a questão da sustentabilidade, os chás foram plantados em garrafas pet, tendo por objetivo a realização de uma horta suspensa.
Antes disso foi realizado um passeio pela escola para que os alunos conhecessem as plantas e os cheiros, além de aprenderem para que enfermidade serve determinado chá. “É uma maneira de mostrar às crianças o que a natureza nos fornece, salientando desta forma, a importância dos alimentos e ervas naturais, além disso, durante o projeto é feita a degustação dos chás para que os pequenos façam o reconhecimento do saber e cheiro”, explica Leni. Além da sustentabilidade, outro foco do projeto é fazer com que as crianças, quando estão doentes, se acostumem a pedir chás, ao invés de remédios.
Conforme a diretora Iolanda, os pais tiveram uma parcela importante no projeto, pois além de participarem da etapa do plantio de árvores frutíferas e chás, eles também ficaram responsáveis por pesquisar as propriedades de um tipo de chá, mostrando seus benefícios e em quais doenças o mesmo pode ser tomado. “Queremos resgatar os pais e trazê-los para dentro da escola, para que participem mais ativamente da vida escolar de seus filhos.”
Como forma de concretização do projeto, foi realizada na tarde de sexta-feira uma mostra dos chás juntamente com as pesquisas feitas pelos pais. O evento contou com a participação dos pais, alunos e demais familiares.