Nesta semana, após o encerramento de mais uma Expointer em Esteio, evento que orgulha a gauchada, trazemos o depoimento do sindicalista Lauro Baum, integrante da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado com base de extensão em Marques de Souza, Canudos do Vale e Forquetinha.
No artigo, Baum faz uma relação entre o evento recém-realizado e as feiras que ocorrem na maioria dos municípios do Vale do Taquari.
“Nossa feira. Assim podemos definir a Expointer. Aliás, quando mencionamos o evento sentimos orgulho, pois podemos comparar quando alguém nos define como gaúchos. São referências ao Rio Grande do Sul. Mas também temos que ter orgulho quando são conhecidas nossas feiras regionais. Da mesma forma como divulgam os nossos municípios, cada qual com suas particularidades, tradições, culturas e potenciais. Criar uma identificação para o local onde vivemos é mostrar que temos orgulho da nossa terra. Não importa onde você um dia vai ganhar seu pão.
Nunca se esqueça de que cada pessoa tem um lugar especial num certo momento da vida. Jamais negue sua origem. Pelo contrário, ajuda a transformar seu lugar pelo qual sente orgulho. De fato, temos bons exemplos. Inclusive, foi por este motivo que mencionei “nossa Expointer”. Temos nos municípios da nossa região grandes curiosidades a serem desvendadas. Cada comunidade se organiza conforme o empenho e entusiasmo que é despendido. Chamar a atenção dos curiosos sempre deve ser motivo de orgulho, não importando o tamanho do evento, e sim, a intenção que a comunidade quer transmitir através de sua cultura e potencial.
Há uma riqueza cultural muito grande escondida em nossos vales. Por sua vez, ano após ano, aumentam os esforços para potencializar e desmistificá-los. Parabéns aos administradores que têm em seu planejamento fazer a “Expointer de seu município”.
Com certeza vão colher frutos, apesar das críticas que por vezes ainda acontecem, manifestadas, especialmente por quem não tem o mesmo entusiasmo.