A permanência da Especialidades Vandrea no município depende de um acordo com a administração municipal. A agroindústria, situada em Passo do Corvo, é referência estadual na produção de hidropônicos, e há anos reivindica um auxílio financeiro ao Executivo para expandir suas atividades.
A produção chegou no limite em decorrência do crescimento da atividade, de 234% nos últimos cinco anos, sendo que apenas 50% da demanda é atendida. Só em 2013, a empresa pôde alcançar 300% de crescimento, por meio de contratos exclusivos firmados no decorrer do ano.
Conforme o sócio proprietário Vanderlei Brauwers, a consolidação da marca no mercado se deve a competitividade com a concorrência do sudeste, especialmente em termos logísticos e produção de integrados, apesar do custo de produção ser mais elevado.
Atualmente a agroindústria possui área de 19,4 hectares, na qual estão instaladas 48 estufas e um pavilhão com câmara fria e sala de higienização. A empresa busca o incentivo público de R$ 400 mil para a construção de um novo pavilhão de 320 metros quadrados dentro das Condições Internacionais de Compra e Venda (Cip) que viabilizará a exportação para o mercado Europeu – para continuar crescendo, atender a demanda do mercado e permanecer no mesmo local em que se encontra desde sua criação e com toda a infra-estrutura.
Pela proposta, na pior das hipóteses, a empresa prospecta aumento de aproximadamente 30% do faturamento anual da empresa com o benefício. Além da criação de no mínimo mais 10 posto de trabalho, passando de 40 colaboradores. A projeção é de um investimento de R$ 5,2 milhões até 2017.
“Já buscamos incentivos em outras ocasiões, para aquisição de área de terras e ampliação de instalações. Como não fomos atendidos, investimos com recursos próprios. Como possuímos convênios de colaboração técnica e extensão rural com produtores integrados viabilizados por diversos municípios da microrregião, surgiram propostas interessantes para transferimos as linhas de produção”, explica.
O tema já foi inclusive pauta na Câmara de Vereadores em 6 de novembro. O vereador Darci Hergessel (PDT), pediu adesão dos colegas para uma moção pela permanência da agroindústria.
O secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Arroio do Meio, Norberto Dalpian, confirmou que em breve a empresa terá o projeto de incentivo, entretanto há tramites burocráticos que precisam ser respeitados na concessão de benefícios públicos.
“Nunca desistimos de conceder incentivo a Vandrea, tanto que constantemente a empresa recebe serviços de máquinas”, garante. Dalpian, só pediu um pouco de calma a Brauwers.