Arroio do Meio – Dando continuidade às ações desenvolvidas anualmente pela comunidade quilombola do município, alusivas ao Dia da Consciência Negra, a Associação Comunitária Vovô Teobaldo promove no dia 16 de novembro, seu tradicional almoço com pratos típicos da culinária quilombola, no salão comunitário do Morro São Roque/ Palmas.
Neste ano, a data também será reverenciada pelas alunas do atelier de pintura de Ivoni Dutra Rheinheimer, cujos trabalhos estarão expostos de 16 a 23 de novembro, em diversas vitrines do comércio local, dentro da temática Africanidades. Ambas as iniciativas contam com o apoio da Administração Municipal e integram a programação oficial dos festejos de aniversário do município.
O Dia Nacional da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto de lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. A data escolhida – 20 de novembro – faz referência à morte do líder do Quilombo de Palmares, Zumbi, em 1695. Em Arroio do Meio, a data é comemorada desde 2009, em reconhecimento à comunidade remanescente quilombola, formada por famílias do Morro São Roque, interior do município.

