Arroio do Meio – O CTG Querência do Arroio do Meio realiza nesta sexta, sábado e domingo, o seu XI Rodeio Crioulo Estadual. O evento, que será realizado no Parque Temático, tem em sua programação provas de tiro de laço, rédeas, chasque e vaca parada. O rodeio tem o apoio da Prefeitura de Arroio do Meio, Sicredi, Girando Sol e da 24ª Região Tradicionalista.
O rodeio, que vai exigir a apresentação do cartão do tradicionalista, vai distribuir premiação que chega a R$ 8,8 mil mais dois potros da Cabanha Santa Fé e Cabanha Duas Meninas. Como novidade o evento apresenta o laço equipe, onde cada entidade ou laçadores da mesma região tradidicionalista, será representada por cinco laçadores com direito a três armadas na fase de classificação. Esta modalidade inicia no sábado às 11 horas e será finalizada no domingo às 14h30min.
As provas de tiro de laço começam às 14 horas desta sexta-feira, dia 08, com a prova do Laço Potro e às 17 horas, com a disputa da Taça Cidade. No sábado, dia 09, às 8 horas, iniciam as provas de laço vaqueano, veterano, piá, guri, prenda, rapaz, patrão, capataz, pai e filho e laço irmão. As provas de laço duplas iniciam às 18 horas e o prazo para inscrições se encerra às 19 horas.
As provas tem continuidade no domingo, dia 10, iniciando às 8 horas. Às 10h30min será realizado o laço da vaca parada e às 13 horas as provas de rédea e chasque. O laço em duplas será realizado em três categorias com Força “A”, “B” e “C”. O rodeio, que terá provas de laço no turno da noite, aproveitando a iluminação da pista de laço, tem seu encerramento previsto para às 18 horas de domingo.
Invernada campeira – O andamento do rodeio passa pela invernada campeira, liderada pelo capataz Sérgio Majolo. Para o bom funcionamento do rodeio, o CTG contratou dois narradores e dois juízes. Já a Pecuarista Machry, de Venâncio Aires, vai fornecer 350 animais utilizados para as provas de tiro de laço. O CTG está com os preparativos em andamento para receber mais de 70 entidades (CTGs e Piquetes) que devem formar um grupo de mais de 400 laçadores.
Área do Parque – Para bem receber os tradicionalistas visitantes, o Parque Temático recebeu uma série de melhorias, principalmente com a rede de iluminação e com a instalação de 23 pontos de captação de energia com seis tomadas no espaço de acampamento. Segundo o patrão Loivo Fuhr, o CTG também providenciou na ampliação do espaço de acampamento e estacionamento com uma nova área ao lado do CTG. A infraestrutura do parque também teve aumento dos pontos de água, além do serviço de copa e cozinha e sonorização do rodeio.

