A toda hora, por tudo quanto é lado se instalam quebra-molas. É só um cruzamento ficar mais movimentado e lá vem um cocuruto. Ao que se diz, esta é a maneira de disciplinar o trânsito. Especialmente, depois que os redutores eletrônicos tornaram-se suspeitos. (Não exatamente os redutores, claro…) Os quebra-molas são tão comuns que ninguém mais parece se importar muito. O pessoal está é ficando craque em manobrar o carro na diagonal e vencer o obstáculo em marcha lenta, já sabendo até o exato instante de voltar a pisar fundo para compensar a perda de tempo e de velocidade. Assim, alguns
metros ali adiante, a marcha retorna igual, como se o carro não tivesse encontrado nada no caminho.
§§§
Pensar em quebra-molas, pode dar um nó no entendimento. Explico. O quebra-molas é colocado em locais que requerem velocidade baixa. Nas proximidades sempre há placas de trânsito informando a velocidade permitida. Todas as pessoas que dirigem um automóvel sabem ler e enxergam bem. Para ter certeza disto, os candidatos à habilitação passam por exames minuciosos. Só é aprovado quem está em condições de enxergar e de ler placa de trânsito. Por que, então, o quebra-molas?
– Quem aí consegue explicar o porquê de um quebra-molas? – perguntaria um marciano que baixasse ao planeta Terra.
§§§
O fato é que nos ajeitamos bem com uma meia- -sola. A meia-sola dá pro gasto e faz esquecer que se poderia buscar a solução inteira
.
– Qual é a solução inteira?
A solução inteira é ensinar/aprender a respeitar as leis de trânsito, conhecendo os motivos que produzem as tais leis.
– Qual é a meia-sola?
Meia-sola é botar uma pedra no caminho – digamos assim – e o cara começar a acreditar que reduz a marcha por causa da tal pedra. Nem lembra que existe, por exemplo, uma escola ali por perto. O quebra-molas trata o cidadão de forma torta. O quebra-molas é um pouco parecido com bater na mão que se aproxima de um formigueiro, sem explicar para a criança por que deve se afastar dali.
O quebra-molas dá um trancaço preventivo em
todo mundo e estamos conversados.