Vale do Taquari – Depois de confirmado o aumento de 250% nos casos de dengue no Rio Grande do Sul, os agentes sanitários do município promovem ações de prevenção nos locais de risco. São 18 armadilhas espalhadas pelo município. As residências representam a maior parte dos locais de risco.
Na manhã desta quinta-feira, agentes da secretaria da Saúde buscaram ressaltar as medidas de prevenção à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, Eduardo Chiarelli, os agentes passam orientações em postos de combustíveis, borracharias e outros estabelecimentos que possam apresentar acúmulo de água.
Chiarelli adverte, porém, que 90% dos possíveis focos de proliferação do mosquito estão nas residências. “Os cuidados são simples. Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, não deixar recipientes que possam acumular água, principalmente nesta época, em que seguidamente chove”, explica o coordenador.
Na região, no ano passado foram registrados dois casos. Um em Teutônia, em que a contaminação aconteceu no próprio município, e outro em Lajeado, neste caso importado de outra cidade. No Estado, em 2012 foram confirmados 121 casos, contra 424 em 2013, o que representa um aumento de 250%.
Este ano, até agora uma mulher foi infectada, conforme dados da Secretaria de Saúde do RS. A provável origem da infecção é o estado do Maranhão. “Em Arroio do Meio não tivemos nenhum caso confirmado, por isso devemos trabalhar a prevenção de forma conjunta. Uma pequena ação pode salvar vidas”, disse Chiarelli.
É importante lembrar que o mosquito da dengue se prolifera em água limpa. Dessa forma, para evitar a proliferação, basta acrescentar duas colheres de hipoclorito de sódio (água sanitária) em cada meio litro de água. Nas plantas que costumam acumular água, também é aconselhada a adição de uma colher do produto.
Com medidas simples, é possível evitar que a dengue se espalhe:
Fechar caixas d’água;
Limpar, com escovação, o bebedouro dos animais;
Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo;
Guardar pneus velhos sob abrigos;
Manter desentupidos canos, ralos calhas, toldos e marquises;
Não acumular água nos pratos dos vasos de plantas. Para isso basta enchê-los com areia;
Colocar embalagens de vidro, lata e plástico em uma lixeira bem fechada;
Manter a piscina tratada o ano inteiro;
Colocar areia nos cacos de vidro dos muros.