Nasreddin é o nome de um dos personagens mais amados de todos os tempos. Segundo consta, ele viveu na Turquia entre os anos de 1208 e 1284. As histórias de Nasreddin estão publicadas em muitas línguas e em diferentes países. Quase todo o mundo já ouviu alguma delas. O bom humor sempre está presente e quem é que não gosta de rir um pouco?
Viajando à Turquia no ano passado, o grupo da Arroiotur parou para almoçar exatamente em Aksehir – a cidade onde Nasreddin viveu e morreu. Aproveitei para comprar ali um livro com 202 histórias de Nasreddin. Agora passo mais algumas delas pra vocês.
* * *
Um dia Nasreddin visitava uma cidadezinha próxima. Quando caminhava pela calçada, um homem o chamou para pedir informação:
– Que dia é hoje? – perguntou.
– Eu não sou daqui – Nasreddin respondeu – você deve encontrar um morador local para perguntar.
* * *
Numa ocasião Nasreddin ia carregando uma caixa grande cheia de copos de vidro. Subitamente, tropeçou na calçada e caiu. Resultado: o conteúdo da caixa se espatifou no chão.
Ao redor dele logo se formou uma multidão de curiosos. – O que estão fazendo aí? Qual o problema com vocês? – gritou Nasreddin. Será que nunca viram um bobalhão antes?
* * *
Nasreddin foi ao bazar para comprar um par de calças. Olhou, olhou e por fim escolheu uma peça muito bonita. O vendedor estava fazendo o pacote, quando Nasreddin mudou de ideia e decidiu que seria melhor levar um casaco em vez das calças.
– Por favor, me deixa ver um desses casacos – pediu para o vendedor, apontando uma prateleira..
Depois de escolher entre uma pilha de casacos, Nasreddin se decidiu e pediu para empacotar. Com o pacote na mão, foi saindo da loja. O vendedor correu atrás e gritou:
– Moço, você não pagou o casaco.
– Mas eu estou levando o casaco no lugar das calças que eu tinha escolhido e decidi não levar.
– Mas você também não pagou pelo par de calças – disse o vendedor.
– Claro! Como é que ia pagar pelas calças, rapaz? Não paguei as calças porque não fiquei com elas.
* * *
Um dia um vizinho disse para Nasreddin:
– Ontem à noite ouvi um barulho que vinha da tua casa e fiquei me perguntando se tinha acontecido alguma coisa.
– Ah! Sim, meu casaco caiu da escada – respondeu Nasreddin.
– Minha nossa! – disse o vizinho – como pode ser isso? Como um casaco pode produzir barulho ao cair?
– Acontece que eu estava dentro do casaco – disse Nasreddin impaciente.

