Arroio do Meio – Começou a licitação para a obra de reforma, ampliação e modernização da capela mortuária municipal, localizada no bairro Bela Vista. Construída na década de 80, o espaço possui duas salas e não recebeu melhorias significativas desde sua inauguração. O orçamento previsto é de R$ 400 mil, com recursos próprios do município. As obras devem iniciar em abril.
De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Pedro Luiz da Silva, a capela será totalmente reformulada, disponibilizando um espaço mais amplo, moderno, iluminado e confortável à comunidade. Dentre as melhorias, o arquiteto destaca a ampliação das duas salas em três metros cada, otimizando as laterais do terreno. Além disso, serão construídas rampas de acessibilidade às capelas e sanitários.
Junto à ampliação, serão instaladas portas grandes e janelas de vidro em cada sala, contemplando frente e laterais, o que permitirá melhor ventilação, iluminação e circulação dos usuários. Outra medida será a construção de um espaço externo na lateral da Capela B, com pavimentação, bancos e iluminação, proporcionando um espaço para as pessoas sentarem ao ar livre, sob a sombra das árvores que existem no local.
Também haverá a instalação de uma nova rede de energia elétrica, o que possibilitará o uso de climatizadores de ar nas salas. Melhorias na parte existente, como a troca de piso, pintura, remodelagem do telhado e da fachada externa e frontal também estão contempladas no projeto.
“Todas as mudanças foram pensadas visando proporcionar mais conforto para a comunidade, tendo em vista que a perda de um ente querido já é um momento tão difícil para as famílias e nosso esforço consiste em amenizar esse sofrimento com um ambiente confortável e adequado”, explica o arquiteto.
As reuniões sobre o assunto iniciaram em 2012, com a participação de entidades religiosas e culturais do município. Na ocasião ficou definido que a comunidade terá oportunidade de participar com o mobiliário e climatização dos ambientes, tendo em vista que o espaço é de uso comunitário. Durante o período de obras deve ser criada uma comissão para discutir um regramento de uso do local.