Arroio do Meio – A família de Astor, 48 anos, e Lari Hollmann, 46, de Passo do Corvo, investe R$ 330 mil numa creche de suínos de 736 metros quadrados. A partir de abril, o Sistema Vertical Creche da BRF Foods viabilizará a criação de 2 mil leitões por lote.
A propriedade conta agora com três unidades de Sistema Vertical Creche, totalizando 6 mil leitões por lote (60 dias), além de três aviários para a produção de 75 mil frangos de corte a cada 40 dias. A área construída nas duas modalidades de produção supera 7,2 mil metros quadrados.
Desde 1993, a família produz de forma integrada. O retorno econômico é considerado linear, isto é, sem oscilações no rendimento como em outras atividades. Os filhos Charles, 23 anos e Michael, 16, avaliam que é um orgulho poder dar continuidade ao trabalho dos pais. “Todas as decisões são tomadas dentro da família”, reforçam. A filha Chaiana, de 20 anos, também participa do empreendimento.
Astor destaca o apoio que recebeu da prefeitura para desenvolver a atividade e em especial a todas as pessoas envolvidas na obra. Na última segunda-feira, a família realizou uma confraternização entre os colaboradores, na Lancheria Dona Rita.
Mais cinco terraplanagens estão previstas para 2014
De acordo com o Secretário Municipal da Agricultura, Paulo Heck, neste ano o setor deve executar pelo menos cinco terraplenagens na suinocultura. A média é de 450 horas/máquina por estrutura. O benefício é gratuito.
A suinocultura lidera o retorno adicionado na agricultura. Em 2012 foram R$ 34,5 milhões arrecadados, com a produção de 240 mil leitões em creche, 90 mil suínos em terminação e 1,7 mil matrizes criadeiras.