Há informações de que nos Estados Unidos está acontecendo um surto de diarreia suína com previsões desastrosas sobre seus prováveis efeitos ou consequências. Estimam que poderão vir a morrer em torno de sete milhões de cabeças, número que representa 60% do rebanho.
O Brasil, na condição de exportador de carne suína para cerca de 70 países deverá beneficiar-se com o problema sanitário dos americanos, pois parte de seu mercado externo talvez venha procurar o nosso produto, livre de qualquer foco de doenças.
Outro mercado aquecido neste início de ano é o comércio de carne bovina. Registra-se um crescimento de 14% no primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A comercialização externa de carne de frango está bastante retraída em 2014. Verifica-se uma pequena, quase insignificante, evolução no volume de vendas.
Taxação da soja
A aplicação de uma taxação, de 9,25% na exportação da soja, é objeto de uma medida provisória em tramitação no Congresso Nacional. PIS/Cofins são os tributos a serem criados, provocando uma contrariedade de parte dos produtores, representados na Câmara Federal pela Bancada Ruralista que tenta convencer o Ministro da Agricultura, Neri Geller, a interferir e posicionar-se em defesa do setor produtivo.
Não bastasse o peso do agronegócio na balança comercial e no próprio PIB nacional, o governo é muito ágil na criação de mecanismos de cobrança de impostos. E se essa MP for aprovada significa a transferência de uma alta soma, em dinheiro, da área de produção, para os cofres públicos federais. Certamente nas mãos dos sojicultores, esses recursos teriam um efeito multiplicador bem maior do que a sua circulação nos canais da burocracia.
Atitude drástica
Na Câmara de Vereadores, quarta-feira, 02, o assunto do asfalto Arroio do Meio/Capitão, foi repercutido com várias manifestações de inconformismo, considerando sobretudo as desinformações que o caso vem revelando.
Segundo revelações feitas, a anunciada rescisão do antigo contrato da empresa de São Paulo, notícia veiculada e sustentada há cerca de dois meses, teria sido um alarme falso e ainda não aconteceu, estando, possivelmente, o processo engavetado no Daer.
Essa informação causou um ar de desconforto, a ponto de acontecer a sugestão de a direção da Câmara marcar uma audiência no Daer, com a participação de representações de todos os segmentos, com gravações das conversas, fotos e filmagens para dar um fim às reiteradas promessas.
Houve também a sugestão de que, na data da esperada audiência, sejam levadas correntes e cadeados para um ato de protesto, dentro do próprio departamento estadual, acorrentando participantes.
Igualmente o projeto de asfalto Arroio do Meio/Travesseiro, foi mencionado, com a preocupação de ele possa estar na mesma “gaveta” do outro, mencionado. O vereador Rocha afirmou que a chegada do mês de abril traz certa esperança uma vez que a data foi anunciada como o início da execução da obra.
Feiras de peixes
As feiras de peixes nesta época que antecede a Páscoa asseguram uma razoável renda às pequenas propriedades da agricultura familiar. A atividade vem se constituindo em uma forma de diversificação da produção de alimentos, gerando bem-estar para os produtores e consumidores.