Castro – O Secretário Municipal da Agricultura, Paulo Heck, juntamente com o engenheiro agrônomo Leandro Berwanger e o técnico da Emater/Ascar, Roque Telöken, participaram de um curso de qualificação e tecnologias na produção de leite na Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, no Paraná.
A programação transcorreu na terça feira e quarta-feira. Lá visitaram a Unidade de Produção de Novilhas (UPN) e o Centro de Treinamento Pecuarista (CTP) da cooperativa, além de três propriedades. Sendo uma de recria de novilhas, outra produção de alimento para gado de leite e uma de produção de leite com alta tecnologia.
Os cursos teóricos e práticos abordaram técnicas para recria de novilhas, alimentação de qualidade para o gado leiteiro e o manejo correto da alimentação. “Exemplos de ciclos produtivos em pequenas, médias e grandes propriedades, simples de aplicar”, destacou o secretário.
Segundo Heck, a oportunidade surgiu por meio do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com uma empresa que fabrica máquinas para produção de pré-secado – insumo muito usado na produção de leite. “Ao meu ver foi uma boa oportunidade para a secretaria da Agricultura e Emater adquirir conhecimento de novas tecnologias de produção. Com esta experiência podemos rediscutir as práticas utilizadas no município e atualizá-las, adaptando-as à realidade dos nossos agricultores”, concluiu.
De origem Holandesa, a Castrolanda foi fundada em 1951. Toda a estrutura funcional conta com 961 colaboradores e 782 cooperados que produzem em larga escala cereais: milho, trigo, cevada e aveia, as leguminosas – soja e feijão, além de forrageiras.
Atua na industrialização do leite, batata, carnes, rações e sementes. Os produtos têm marca própria e de terceiros, importantes parceiros que contribuem para o desenvolvimento da linha e consequente aumento da representatividade no mercado.
Com um faturamento anual de R$ 1,7 bi, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior, posiciona-se entre as maiores e melhores cooperativas do país. De acordo com o Anuário do Agronegócio 2013, publicado pela Globo Rural figura-se entre as 500 maiores do Agronegócio, entre as 50 maiores por categoria e entre as 10 melhores do setor.
Em 2013 conquistou o Prêmio Excelência em Gestão, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).