Com o sucesso de sempre, encerrou-se no último domingo a vigésima segunda Gincana The Horse. Muita participação, muita organização foram marcas de novo. Vieram para a rua pessoas de idades e profissões diferentes. Juntaram-se gostos e maneiras de pensar desiguais. A rivalidade conviveu de forma civilizada. Todos buscaram arduamente a vitória, sem que isto justificasse distribuir rasteiras pra um lado e pro outro.
Junte-se a este conjunto muita animação e alegria e estará pronto um desenho do evento promovido pelo The Horse.
§§§
Provavelmente, nosso prefeito dorme melhor do que nunca ao ver tudo isto.
As crianças e os jovens recebem ali, na praça, enquanto tem diversão, preciosas lições sobre vida em comum. As lições são ao vivo e em cores e eles mesmos ajudam a torná-las concretas.
Por exemplo:
A gincana incentiva a construir soluções, em vez de esperar que “o governo” venha resolver os problemas;
A gincana mostra que vencer é muito bom, mas que, ainda melhor, é experimentar o companheirismo, a solidariedade. Mostra que a alegria de fazer parte de um grupo e de lutar por uma causa vale mais, sim, vale mais que o troféu de primeiro lugar.
A gincana valoriza a participação e reconhece que há tantas formas de participar quantas são as pessoas. Cada um é chamado a colaborar como pode. Se, depois de um esforço, vem o fracasso, os amigos consolam e empurram pra frente… que atrás vem gente.
§§§
Alguém estará pensando aí que a página está muito otimista. Pode ser.
Nada é perfeito na vida, a gincana tampouco. Mas, neste caso, os pontos bacanas superam os menos.
Então, se você pensa no mundo que quer deixar para os netos, vai preferir um lugar assim, onde a competição não descamba para a deslealdade. Você vai querer prevalência de espírito de grupo e de atenção para o bem comum. Você vai querer companheirismo.
§§§
A gincana e os músculos.
Cadê os músculos?
Pois é. Acontece com os valores a mesma coisa que acontece com nossos músculos. Solidariedade, participação, generosidade, etc. precisam de exercício também. Sem isso, enfraquecem e podem acabar sumindo do mapa.