NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Compra de um automóvel: consórcio ou financiamento
    Economia

    Compra de um automóvel: consórcio ou financiamento

    adminBy admin17 de maio de 2014Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Brasil – A indústria automobilística do país está enfrentando outra crise. Além do retorno da cobrança do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) no mercado doméstico, as exportações caíram 32% o primeiro quadrimestre do ano, devido a recessão econômica da Argentina, que totaliza 80% do volume exportado e 15% da produção.

    Por esse motivo, mais de 8 mil metalúrgicos foram afastados das linhas de produção em diversas fábricas do país nas últimas semanas. Além do aumento da tributação, economistas avaliam que uma das dificuldades encontradas pelas montadoras e concessionárias são as condições de acesso ao crédito para as classes C e D. Fatia de mercado que poderia aquecer o setor.

    O governo estuda mais incentivos para as montadoras de veículos, que têm estoques em alta e emprego em baixa. O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauro Borges, disse que vai negociar com os bancos formas de facilitar o crédito. As possibilidades são a diminuição do valor de entrada e a ampliação dos prazos para a compra de carros novos.

    Segundo Borges, essas medidas são extremamente efetivas porque elas ampliam o investimento no país, mantêm o nível de consumo em um setor extremamente relevante para a indústria brasileira e incrementa as importações brasileiras.

    Também são analisadas medidas para aquecer o mercado interno.

    Já para as instituições financeiras, o principal critério para concessão do crédito é a avaliação do comprometimento da renda dos clientes. A partir deste estudo são disponibilizadas as melhores alternativas para os clientes. O objetivo é oferecer uma solução que possa antecipar os projetos com responsabilidade.

    O que diferencia o financiamento do consórcio?

    No financiamento, o consumidor tem o dinheiro praticamente na hora, mediante aprovação de crédito. O pagamento do valor do financiamento é realizado em parcelas mensais ao longo de um período determinado. A taxa de juros conforme o ano do veículo – quanto menor mais velho, mais juros serão cobrados –, e escore do cliente.

    Já o consórcio é um meio para adquirir um bem ou serviço de forma parcelada e sem juros. Como o dinheiro sai em sorteios ou por lance, a modalidade é recomendada para quem pode esperar. O perfil do consorciado é o de uma pessoa poupadora, que planeja a aquisição de um veículo no futuro ou mesmo a programação de troca.

    Quais os critérios, vantagens e desvantagens do consórcio?

    Os critérios para aquisição de um plano de consórcio também estão relacionados com o comprometimento da renda do interessado. Isso é necessário para garantir a saúde financeira do grupo em que ele fará parte.

    Vantagens:

    É uma forma de poupança programada para aquisição de bens.

    No consórcio você não paga taxa de juros e o custo administrativo (composto por taxa de administração fixa e fundo de reserva) é diluído por todo o período.

    Você escolhe o valor do crédito desejado, o prazo e o valor das parcelas que cabem no seu orçamento.

    A principal característica do consórcio é que a contemplação acontece por meio de lance ou sorteio. É possível utilizar até 25% do valor do crédito para dar de lance e ser contemplado antecipadamente ou ficar dependendo da sorte para ser contemplado nos sorteios mensais. De qualquer maneira o consorciado recebe a carta de crédito corrigida monetariamente no final do plano/grupo para adquirir o seu automóvel.

    Desvantagens:

    O tempo para contemplação do consórcio pode variar, pois depende da sorte ou do lance para ser contemplado nos sorteios mensais.

    História:

    No início da década de 1960, com a instalação da indústria automobilística no território nacional e em decorrência da falta de oferta de crédito direto ao consumidor, funcionários do Banco do Brasil tiveram a ideia de formar um grupo de amigos, com o objetivo de constituir um fundo suficiente para aquisição de automóveis para todos aqueles que dele participassem. Assim, surgia no Brasil, o Consórcio – mecanismo de concessão de crédito isento de juros, que tem por finalidade a formação de patrimônio e aquisição de bens de consumo e serviços.

    Em 1967, com a Willys Overland do Brasil, o consórcio começa a projetar-se como uma importante ferramenta para a indústria automobilística no país.

    No final de 1979, o setor de consórcios inicia seus estudos para o lançamento de grupos referenciados em motocicletas, caminhões e eletroeletrônicos.

    Presente:

    Hoje, inteiramente consolidado, o Sistema de Consórcios viabiliza a aquisição de diversos produtos que vão desde bens de produção, a caminhões, implementos agrícolas e rodoviários, ônibus, tratores, colheitadeiras, embarcações, aeronaves, computadores, antenas parabólicas, pneus, motocicletas, passando pelos eletroeletrônicos, kits de casa pré-fabricada, imóveis, construção, reformas e até serviços como consultorias, pacotes turísticos, festas, cursos de pós-graduação, entre outros.

    Atualmente, o Sistema de Consórcios representa os interesses de mais de 5 milhões de consorciados e é responsável pela movimentação de aproximadamente 80 bilhões de reais.

    Brasil
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Diego Heineck: buscar novos mercados em outros países e vendas internas dependem de negociações que podem demorar

    2 de agosto de 2025

    Análise dos impactos do tarifaço na economia do Vale do Taquari e no País

    2 de agosto de 2025

    BRASIL INSTÁVEL

    11 de julho de 2025

    VGBL e PGBL. QUE BICHOS SÃO ESSES?

    11 de julho de 2025
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.