O termo “Cosmopolita” tem como significado, aquele ou aquela pessoa que se adapta a todos os cidadãos”. Pois é justamente por isso, pela alegria de quem nos visita e, especialmente pela facilidade com a qual todos nos saúdam, que nasceu a simpatia mútua a ligar-nos a eles e eles a nós.
Todos passamos, de imediato, a nos tratar como antigos amigos.
Nossa querida Porto Alegre adicionou à sua experiência de Campeã de Eventos de Negócios, uma qualificação específica quando passou a tratar da Copa do Mundo de Futebol: nós, gaúchos, somos orgulhosos de nossa Capital que é, nada mais, nada menos do que Bicampeã Mundial de Futebol, representada por Grêmio e Inter (está por ordem de chegada ao título), o que muito nos honra.
Entre os países visitantes que se encontram em Porto Alegre, mais os que virão, estão Argélia, Argentina, Austrália, Coreia, França, Holanda, Honduras, Nigéria e ainda o Campeão do Grupo G (Alemanha, ao que tudo indica) e o 2º colocado do Grupo H (Bélgica ou Russia), provavelmente.
A surpresa que ocorreu desde o inicio deste Maior Evento Esportivo do Mundo, disputado no Brasil este ano, manifestou-se em dois aspectos: na própria competição, não só pela primeira retirante ter sido a Espanha, atual Campeã do Mundo, como também a competência e os resultados, ao menos iniciais que demonstraram Costa do Marfim, Costa Rica, Colômbia e Chile – especialmente em âmbito nacional.
Mas, se no “esporte bretão” (centenária citação do Futebol em sua forma de disputa, nascido na Grã-Bretanha) ocorreram “zebras”, o maior sucesso não surpreendeu ninguém. Todos, mas todos mesmo, turistas dos países mais esperados e também dos menos conhecidos (Bósnia e Herzegovina, Costa do Marfim, Croácia e Camarões) Todos, repito, na prática, elegeram nosso Brasil como o País da Amizade, da Alegria e da Felicidade, sentimentos e situações que entusiasmaram os visitantes e os de casa.
As músicas de cada uma das 12 regiões, os moradores das 12 cidades que proporcionaram a Copa e, em especial, os 12 magníficos Estádios e Arenas, tiveram pouquíssimos registros de falhas ou de mau comportamento.
A iniciativa da Capital Gaúcha de organizar um passeio chamado Caminho da Copa, do Centro da Cidade ao Beira Rio, nos dias de jogo, juntou a expectativa com a geração da alegria esperada. Nota 11, se assim dá para caracterizar a Melhor Nota 10.
As pequenas estórias de turistas satisfeitos também fizeram sua própria declaração, do que damos nosso depoimento agora: ao ser entrevistado em um Restaurante de Porto Alegre, numa brincadeira que tomou conta de todo o Brasil, o visitante ouviu a obrigatória pergunta: qual foi a melhor comida que você provou no Rio Grande do Sul? A resposta veio rápida: “Caipirinha”!
Conclusão: a Feliz Cidade soube receber, alimentar, alegrar e fazer a festa.
Também ela está sendo Campeã!
Parabéns a todos nós!!!