Arroio do Meio – Melhoramento genético e perspectivas para a cadeia de leite serão discutidos no 6º Seminário do Leite, hoje, no CTG Querência do Arroio do Meio. A programação inicia às 8h30min, com recepção e inscrição dos participantes, e segue à tarde, após intervalo para o almoço servido no local.
A abertura oficial será às 9h30min, com pronunciamento do prefeito Sidnei Eckert e secretário da Agricultura, Paulo Heck. Logo após iniciam as palestras com o veterinário e assistente técnico regional da Emater/RS, Ricardo Gutierrez, e Presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva.
A novidade deste ano é a exposição de tecnologias e práticas recomendadas na produção de leite. A temática será dividida em quatro estações, num ambiente externo localizado no parque temático do CTG. Profissionais do Programa de Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (Pisa), Languiru, Emater, Dália Alimentos e Sebrae farão a demonstração in loco sobre produção de alimento, cria e recria de novilhas, ordenha e higiene e gestão. Pelas 15h30min está prevista a confraternização dos participantes, com degustação de produtos lácteos.
Números sobre a Produção Leiteira em Arroio do Meio:
466 produtores de leite, dos quais, 430 que industrializam o produto;
Estimativa de 6.500 vacas em lactação;
23,5 milhões de litros produzidos em 2013;
Crescimento de 23% de 2008 (53 mil litros/dia) para 2013 (65 mil litros/dia);
Média de 5% de crescimento ao ano.