Arroio do Meio – Os abandonos frequentes de cachorros alertam a comunidade e a Associação de Proteção aos Animais Arroio-meense (Apaam). Voluntária e tesoureira da entidade, Solange Beneduzi fala que nessa época de férias os abandonos são mais frequentes. “Famílias deixam os animais sozinhos em casa e até mesmo na rua sem nenhum amparo. Nestes casos entramos em ação, e recolhemos os cachorros”.
Construído em 2012, o abrigo que aloja os cães já está superlotado. Sessenta animais dividem as 32 baias, muitas vezes causando brigas. “Às vezes conseguimos improvisar alguns canis, mesmo assim o espaço é pouco”, conta Solange.
Formada somente por voluntários, a Apaam sobrevive de doações de ração, remédios, dinheiro e utensílios necessários para a sobrevivência dos animais. Para Solange, as famílias devem pensar bem antes de comprar ou adotar um cachorro. “O responsável deve estar ciente que ele precisa de atenção, comida, vacinação entre outras coisas.”
Bruna Schmitz, moradora do bairro São Caetano, é apaixonada por cachorros, sempre que pode, ajuda as entidades de proteção aos animais. “Tenho três cachorros e sei o quanto eles pedem a nossa atenção. Acredito que todos que tenham cachorro, gato ou qualquer outro, têm que ter a consciência de que eles dão gastos, adoecem, precisam de carinho e atenção.”
Bruna vê o respeito pelos animais em primeiro lugar. “Sou da opinião de que todas as pessoas devem respeitá-los, nunca maltratar e nem abandonar. Se a pessoa não gosta de cachorros, então não tenha um, e muito menos os maltrate, pois pra mim eles são anjos”.
Para a médica veterinária Gláucia Renner da Silva, a solução, que também resolveria outros problemas, é a educação. “Porque alguém que tem uma conduta desse tipo, ou é psicopata ou não recebeu noção de valores e educação. E o pior é que existe gente assim em todas as classes sociais”, reflete.
A segunda solução que ela aborda é o cuidado com futuras gerações, fazendo com que elas aprendam mais sobre o bem comum. “Com isso, pode ser que esses cidadãos do futuro não coloquem no lixo seu amigo fiel, só porque irão viajar”.
Serviço de babá para animais
Para quem não pode levar o cão na viagem, existe a opção da babá de cachorros. Em Arroio do Meio, a Pet Home Care presta este tipo de serviço, procurando manter a rotina do animal.
Também oferece o Dog Walker, serviço que realiza caminhadas com o cachorro, a fim de preservar sua saúde. Dentre os benefícios, Gláucia cita o controle de peso, aumento de massa muscular para auxiliar em certos problemas articulares, controle de índice glicêmico, preparo físico e cardiovascular, além de estímulo e apuramento dos sentidos da audição e do olfato.
De acordo com a veterinária, o passeio também pode trazer inúmeros benefícios, como diminuição do estresse, a melhora do condicionamento físico e do sistema cardiovascular.