O arroio-meense Ronaldo Ely Rempel foi um dos oito acadêmicos do Rio Grande do Sul selecionados para participar do programa Geração Futura Universidades Parceiras, promovido pelo Canal Futura.
Estudante do 5º semestre de Jornalismo da Univates, Ronaldo esteve durante duas semanas no Rio de Janeiro – com despesas de alimentação e hospedagem a cargo do Canal Futura – onde participou de oficinas, palestras e workshops. Podem participar do projeto estudantes de universidades parceiras do Canal Futura entre o terceiro e penúltimo semestre de cursos de graduação ligados à comunicação. Segundo ele, não é necessário ter experiência em televisão para participar.
Ronaldo conta que no momento da inscrição, em setembro de 2014, cada aluno deveria analisar o conteúdo e linguagem visual de um dos interprogramas (vídeo educativo que roda nos intervalos da programação do Canal Futura) disponibilizados no edital. Esse processo selecionou 31 estudantes de 13 estados, que deveriam propor um interprograma sobre um projeto de iniciação científica da própria universidade, colocando em prática o que se aprendeu nas oficinas.
“Esse material deve ficar pronto até dia 08 de maio para rodar nos intervalos do Canal Futura e também nas emissoras parceiras da Associação de Televisões Educativas Ibero-américas (Atei)”. O projeto de Ronaldo será ‘Uso de biotecnologias para melhoria da qualidade da matéria-prima e aproveitamento de resíduos dos laticínios’, coordenado pela professora Cláucia Volken, em decorrência do Vale do Taquari representar 10% da produção leiteira do estado e por se enquadrar melhor na proposta.
Durante as duas semanas, Ronaldo participou de oficinas sobre direção, produção, edição, fotografia e imagem, videografismo, mobilização social, sonoplastia e roteiro, além de palestras com Zeca Camargo e com o documentarista, Luís Nachbin. “Outra atividade importante foi a produção de matérias para o Jornal Futura. Meu grupo produziu uma matéria sobre o Cemitério São João Batista, onde estão enterradas celebridades como Carmen Miranda, Chacrinha, Tom Jobim, Santos Dumont”. Além das oficinas, o grupo visitou a Central Globo de Produção – Projac, onde é produzido o conteúdo de entretenimento da emissora.
Ronaldo trabalha há um ano e meio como repórter, produtor e apresentador na TV Univates, parceira do Canal Futura, mas salienta que a experiência vivida nos últimos dias foi diferente de tudo que viveu dentro do telejornalismo. “Não há dinheiro que pague o que aprendi durante esses 15 dias. Foi uma experiência incrível. Conhecer profissionais tão competentes e renomados me motivou ainda mais a seguir carreira dentro do telejornalismo e produção áudiovisual. O aprendizado adquirido e as amizades feitas nesse período vão me acompanhar para a vida toda. Só tenho a agradecer pela oportunidade!”