Com apenas 18 meses de mercado, a agroindústria Hortavale de Rui Barbosa já conseguiu contratos com a franquia Subway, a rede Imec, além de fruteiras, churrascarias (Boi e Brasa), restaurantes (Eclipse), lancherias (Tombado) e supermercados da microrregião. A empresa é especializada na produção de alfaces crespa, americana e mimosa roxa, e distribuição de hortifrutigranjeiros produzidos por parceiros.
Os proprietários João Fuhr, 59 anos, e Arthur Fuhr, 28 anos, pai e filho, comentam que quando iniciaram no setor não tinham experiência no segmento. “Estava de férias em Ijuí, quando na ExpoIjuí, vi a montagem de uma estufa e o funcionamento. Também observamos uma mudança de comportamento dos consumidores na busca de alimentos mais saudáveis”, lembra João.
O investimento inicial, numa estufa geminada (dupla), com estrutura de ferro galvanizado e polietileno, além de um muro e reservatórios de água, equipamentos, escritório e depósito, foi de aproximadamente R$ 200 mil. Como a área era íngreme e com subsolo rochoso, também foram necessárias detonações para realização da terraplanagem.
“Buscamos financiamento para otimizar o uso de uma área de terras, que estava voltada para a produção de laranjas, ovelhas e reflorestamento de eucaliptos. No início sofremos, devido a falta de conhecimento técnico, a respeito das variedades de sementes e manejo adequados – uso dos nutrientes – com relação ao clima, além de cuidados com fungos, insetos e micro-organismos. A assistência de peritos é importante”, observam.
Natural de Porto Alegre, João iniciou sua carreira como motorista. Atuou no comércio por décadas em Arroio do Meio e na indústria foi encarregado de produção da Minuano Alimentos, nos últimos anos. Experiência logística, comercial e industrial, que qualifica a produção, negociação e distribuição dos alimentos. Já Arthur, estava atuando como programador e supervisor da Minuano.
“Antes de ampliar, buscamos o máximo de qualidade, pois nossos concorrentes possuem mais de uma década de mercado. É necessário ter humildade e reconhecer que se pode melhorar os resultados, sem ter prepotência e com a atenção focada nas exigências dos consumidores […] buscamos parceiros para ampliar o rol dos produtos, com a finalidade de fidelizar os clientes. Em contrapartida oferecemos aos fornecedores um plano de negócios, envolvendo planejamento logístico, embalagens e colocação dos produtos no mercado, numa relação mútua de colaboração, respeito e confiança”.
A lida inicia cedo, às 4h30min. Tudo para atender a demanda dos clientes, oferecendo produtos frescos. Recentemente a empresa adquiriu uma camionete para dar mais impulso à distribuição, “não imaginávamos crescer tão rápido”, avaliam. Os próximos passos são a instalação de uma câmera fria junto ao depósito.