A Administração Municipal, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias promoveu na segunda-feira um encontro com moradores de Arroio Grande Central, no salão da comunidade. Na ocasião, foi tratado sobre a questão do descarte correto de resíduos orgânicos e secos na localidade. A demanda surgiu durante uma reunião comunitária realizada em março, quando foi abordada a importância do comprometimento de cada morador com o descarte correto.
Para esclarecer dúvidas, o Departamento Municipal do Meio Ambiente, Coordenado pelo Engenheiro Ambiental Paulo Henrique Rubim Barbosa e a bióloga Diana Blum Kunzel, proprietária da empresa que presta assessoria em questões ambientais para o município, organizaram uma apresentação audiovisual com orientações sobre o descarte correto do lixo/resíduos e efeitos do descarte incorreto. A bióloga falou da importância da separação dos resíduos e da utilização do orgânico para produção de compostagem e uso em hortas.
A escola lembrou da atualidade e importância do assunto, ao apresentar um vídeo produzido há 20 anos com alunos locais. Na ocasião, toneladas de sucatas foram recolhidas a partir de uma gincana, mostrando o engajamento da comunidade na preservação do meio ambiente já na década de 90. Ao final do encontro, foram sugeridas ações que podem contribuir para a melhoria estética e ambiental. Um novo encontro será realizado sob coordenação da comunidade escolar e com representatividade de moradores, visando alternativas de melhorias.
Salete Alves, moradora de Arroio Grande, separa plástico, papel, latas, vidros, eletrônicos, entre outros. “Tiro os lacres de todas as latinhas que recolho. Papel, latas e plástico levo até a escola Guararapes para arrecadação de fundos da escola. Caixinhas de ovos e vidros levo na feira do município, para serem reutilizados”.
Já o lixo orgânico, Salete aproveita em sua horta. “Acho que a questão ambiental se baseia em mudança de hábitos. Fico menos tempo no banheiro, uso água da chuva para as plantas, uso menos sacolas plásticas. Pequenas atitudes que fazem a diferença”.
As reuniões comunitárias são realizadas de forma descentralizada nas comunidades do interior do município. Os encontros fazem parte do programa de interiorização da Administração Municipal, levando o prefeito Sidnei Eckert e seus assessores ao encontro das comunidades, com o objetivo de aproximar o elo entre os cidadãos e o Poder Público.