Como autor de artigos, crônicas, dono de um blog e incurável palpiteiro em algumas emissoras de rádio, mantenho inúmeros “amigos virtuais”. Pessoas que conhecem minhas opiniões, fazem comentários, mas cuja voz não conheço.
Uma destas dessas personagens era a jornalista Maica Viviane Gebing, assessora de imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio. Digo “era” porque no sábado à tarde tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente, ao lado da mãe e da irmã. A feliz coincidência se deu quando caminhava pela Praça Flores da Cunha.
Maica reúne beleza, talento e coragem. Acompanho sua trajetória há cerca de dois anos. Apesar de jovem possui grande experiência no jornalismo político, uma verdadeira prova de fogo. Desempenhei esta função a convite do eterno prefeito Arnesto Dalpian. A função exige enormes sacrifícios pessoais – sem horários, folgas programadas ou rotina determinada -, além de conhecimento da atividade.
Esta jovem e talentosa jornalista é desassombrada porque não teme desafios. O resultado é a publicação frequente de notícias de sua autoria em jornais de Porto Alegre, além de veículos do Vale do Taquari. Humilde, ela reconhece defeitos e erros comuns numa atividade estressante que exige agilidade e criatividade.
Já vi inúmeros talentos jovens do jornalismo emergirem do Vale do Taquari para brilhar na Capital, em Brasília ou no centro do país. Maica pertence a esta cepa. É dotada de atributos indispensáveis para se transformar em jornalista consagrada. Não se deixa abater pelos reveses da profissão que, no âmbito da política, exige administrar impaciência, vaidade, sede de poder e total desconhecimento da atividade jornalística pela maioria das pessoas.
No breve contato que travamos no sábado, observei a mãe de Maica. Com sua voz macia e pausada, vislumbrei uma mulher que legou valores fundamentais para forjar uma profissional competente e um ser humano íntegro. Somos o que herdamos de nossos pais, somado ao aprendizado da vida. Esta mescla compõe as virtudes, potencialidades e o lastro para enfrentar frustrações e perdas rotineiras.
Maica Gebing é uma joia rara que reluz em nosso município. Aos conterrâneos, a sugestão para observar esta mulher com rosto de menina e competência de veterana. Em breve estará brilhando longe daqui, mas com o coração em Arroio do Meio.