Líderes do Partido Progressista (PP) de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro, estiveram na terça-feira, em audiência com o Secretário Estadual dos Transportes (Seinfra), Pedro Westphalen expondo a situação de excepcional relevância e diariamente evidenciada pelo transtorno e de desconforto para todos os usuários da RS 130, nos arredores da rótula de acesso à cidade.
A comitiva, integrada por 20 pessoas, solicitou uma medida definitiva para a solução deste problema, reivindicando a construção de uma elevada, considerada, inclusive, pelo secretário, como sendo a alternativa ideal. O secretário sugeriu que se buscasse junto ao Conselho Comunitário das regiões das rodovias pedagiadas (Corepe) a prioridade, para um projeto desta natureza, como fez o município de Encantado, que conquistou recentemente a obra de uma rótula (Peteba).
Foi lembrada a anterior indicação de instalação de semáforos como medida preventiva, ideia acenada há cerca de dois anos à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), possibilidade que não avançou e que atualmente não se cogita mais, a considerar o silêncio que se denota. O secretário ficou de intermediar esta solicitação junto a EGR.
Constavam ainda na pauta do encontro com o Secretário de Transportes, a busca de informações concretas, relativas aos projetos dos acessos asfálticos de Capitão e Travesseiro. As informações oficiais surpreenderam a comitiva, pois, diferente do que foi divulgado em outras oportunidades, de que haveria recursos vinculados a empréstimos do governo do Estado, o secretário foi claro, de que no caso de Capitão a obra parou porque não tem recursos e a retomada da obra, tida como prioritária pelo Estado, depende do recolhimento e recebimento de recursos da CIDE (imposto sobre combustíveis). Sobre previsão de reinício o secretário não quis se comprometer, mas reafirmou tratar-se de uma obra prioritária.
Quanto ao acesso ao município de Travesseiro, que ainda no governo passado tinha sido anunciado em várias oportunidades, o secretário reconhece que a obra, por ser de baixo valor e sem maiores entraves comparada a diversas outras situações pelo Estado, vê viabilidade na sua realização em um prazo não muito distante.
A comitiva ainda visitou a Assembleia Legislativa, cumprindo agenda de visitas aos gabinetes da deputada Silvana Covatti, deputados Marcel Vann Haten e Fixinha, além de um encontro com o presidente Estadual do Partido Progressista, Celso Bernardi, solicitando apoio aos assuntos tratados, especialmente com o secretário de Transportes, Pedro Westphalen.