NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Em protesto, prefeituras estarão fechadas hoje
    Política

    Em protesto, prefeituras estarão fechadas hoje

    adminBy admin25 de setembro de 2015Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Em virtude da atual conjuntura do Pacto Federativo, as prefeituras gaúchas protestam neste 25 de setembro. O Movimento do Bolo, alusão à pequena fatia dos municípios na divisão do bolo tributário, deverá chamar a atenção da sociedade sobre a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras, bem como da necessidade de uma divisão mais justa dos recursos.

    Apenas 18% do montante dos recursos arrecadados com impostos retornam aos municípios, local onde moram as pessoas, os problemas aparecem e precisam ser resolvidos. A União fica com a maior fatia, 57%, enquanto os Estados recebem 25% do bolo.

    As dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado e União impactam profundamente nos municípios que deixarão de receber R$ 776 milhões neste ano, apesar dos aumentos nos custos. Sem dinheiro, muitas prefeituras adotam medidas drásticas como turno único, corte de salários e demissões de funcionários para economizar recursos. Serviços essenciais como atendimento em postos de saúde e transporte escolar estão sob ameaça de paralisação.

    O movimento da Famurs não é contra os governos federal e estadual, mas em favor dos municípios. A mobilização defende o novo Pacto Federativo, necessário para promover a distribuição justa do bolo tributário.

    Para protestar, as prefeituras devem paralisar o atendimento, decretando ponto facultativo parcial ou integral, mantendo apenas os serviços essenciais.

    Municípios da região aderem ao movimento

    As prefeituras de Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza aderiram à mobilização organizada pela Confederação Nacional de Municípios com apoio da Famurs e estarão com atividades restritas nesta sexta-feira. O município de Arroio do Meio preferiu não aderir e manter o atendimento normal, mas se solidariza à causa. Segundo o coordenador de secretarias Klaus Werner Schnack, as pessoas que comparecerem à prefeitura serão informadas sobre o movimento, pois a Administração entende que é melhor falar sobre a situação do que penalizar os cidadãos não tendo expediente externo. Em todos as prefeituras haverá material alusivo ao movimento.

    Em Capitão a secretaria de Agricultura e o setor administrativo, que atende na prefeitura, estarão somente com expediente interno. As demais secretarias funcionam normalmente.

    Já em Pouso Novo o atendimento ao público será feito somente pela secretaria de Saúde. As demais, assim como todo o setor administrativo, terão expediente interno. As escolas, inclusive, não terão aula porque não haverá transporte público.

    A prefeitura de Marques de Souza paralisa as atividades externas das secretarias de Obras e Agricultura. Na parte da tarde as repartições públicas do município não atendem, conforme norma já estabelecida.

    Em Travesseiro a paralisação será parcial. O setor administrativo e as secretarias de Obras e Agricultura não terão expediente externo e os servidores terão turno único, das 9h às 15h. Secretarias de Educação e Saúde terão atendimento normal.

    Paralisação em outros estados

    Várias federações estaduais de municípios também estão realizando paralisações. Nos últimos dias houve paralisação no Pará, Alagoas, Paraná, Pernambuco, Bahia e Paraíba. Para a segunda-feira as prefeituras do Rio de Janeiro fecham as portas e os prefeitos irão protestar em Brasília.

    Arroio do Meio Capitão Marques de Souza Pouso Novo Travesseiro
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Arroio do Meio solicita apoio do Estado para recuperação de rodovias afetadas por enchentes

    23 de agosto de 2025

    Análise dos impactos do tarifaço na economia do Vale do Taquari e no País

    2 de agosto de 2025

    Diego Heineck: buscar novos mercados em outros países e vendas internas dependem de negociações que podem demorar

    2 de agosto de 2025

    João Batista Gasparotto: prefeito em dois municípios chegou aos 90

    27 de julho de 2025
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.