Arroio do Meio – Mais de quatro mil horas de serviços de máquina foram prestados em pequenas propriedades rurais de Arroio do Meio entre 2014 e 2015, como política pública de incentivo aos pequenos produtores. Os dados são da Secretaria Municipal da Agricultura e destacam melhorias de acesso, enterro de animais e fechamento de silos.
De acordo com o secretário Paulo Heck, 580 acessos receberam melhorias, 711 animais foram enterrados, 2.923 silos fechados e 2.309 cargas de saibro e cascalho transportados de forma gratuita neste período, conforme lei municipal de incentivo. “São serviços rotineiros no meio rural, mas que precisam ser realizados com frequência, melhorando a infraestrutura para o produtor”, explica Heck. “Além disso, temos programas de incentivo à permanência do jovem no campo e diversificação de culturas, porque apostamos no setor primário como gerador de emprego e renda, com qualidade de vida para o nosso produtor rural”, afirma.
Além dos serviços citados, a secretaria executou mais de três mil horas/máquina em terraplenagens para novos investimentos no mesmo período e investe em manutenção e melhorias constantes nas estradas, ampliação dos serviços de saúde, educação, telefonia e internet da área rural. Depois da Indústria, a Agricultura representa a maior contribuição para o valor adicionado fiscal do município.