São Paulo – No fim de semana, Jeremias Gasparotto, 16 anos, morador do loteamento Antares XIX, Bela Vista, esteve em Águas de Lindóia, São Paulo, município situado a 180 km da capital, na divisa com Minas Gerais, participando da etapa mundial promovida pela Federação Internacional de Downhill (IDF). A competição Sete Curvas (nome originado pelas características do trajeto) ocorreu no Morro Pelado, onde a vista alcança 100 quilômetros de montanhas cobertas por vegetação.
Na sexta-feira (23) ocorreram os treinos. No sábado (24) as classificatórias. E no domingo (25) as finais. Gasparotto competiu pela categoria Júnior e ficou em 3° lugar, fazendo a final com um canadense, outro gaúcho e um paulista. “É um evento de nível altíssimo”, revela o jovem que esteve acompanhado do pai Getúlio.
Neste fim de semana a etapa da IDF ocorre no autódromo da Mega Space, em Santa Luiza, Minas Gerais, situada na região metropolitana de Belo Horizonte. Jeremias embarcou ontem (29) no aeroporto Salgado Filho, acompanhado de sua mãe Fabiane e irmã Jeovana. A próxima etapa ocorre na Argentina.
No fim do ano vão fazer três anos que Jeremias prática Downhill, esporte que alia as paixões que tem pelo skate e velocidade. O fato de morar na rua das Flores, uma das mais íngremes do município, influenciou a prática. “Como fiz amigos em vários lugares do RS, a gente costuma combinar de ir em ladeiras diferentes ao menos uma vez por mês. Ultimamente fomos para Sério e Doutor Ricardo onde há ladeiras muito boas, com pouco movimento de carros, asfalto bom, bastante curvas e velocidade”, conta.
As descidas com aproximadamente 6 km de extensão são percorridas em torno de dois minutos, dependendo do grau de inclinação das serras. A velocidade máxima atingida na descida da Lagoa da Harmonia, em Teutônia foi de 119 km/h. O município sediará prova mundial em 15 de novembro, promovida pela Correro.
Semanalmente o jovem ainda desce com seu longboard pela rua das Flores. Mas os tombos já são menos frequentes. Nos campeonatos os competidores usam os macacões de couro para diminuir as escoriações em caso de quedas, no entanto, o risco de fraturas e deslocamentos de ossos faz parte do esporte.