Arroio do Meio – Está agendada para este sábado (24), a sétima edição do Seminário Regional de Meliponicultura. O evento que tem entre seus objetivos promover a troca de informações entre criadores de abelhas sem ferrão, ocorre no ginásio Pa-Rural, no bairro São Caetano, a partir das 9h. A organização é da Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Associação dos Meliponicultores do Vale do Alto Taquari (Amevat).
Na ocasião, serão realizadas palestras e atividades práticas com temas relacionados ao manejo e a criação de abelhas. No local também haverá exposição e venda de enxames de espécies nativas, comercialização de caixas vazias, distribuição de mudas de plantas de espécies apícolas e degustação de mel, entre outras atividades. “A cada ano o evento se consolida como uma grande oportunidade para aquisição de conhecimentos”, ressalta o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Paulo Conrad.
De acordo com Conrad, as abelhas sem ferrão são fundamentais para a manutenção do meio ambiente por serem polinizadoras. Nesse sentido, o agrônomo é otimista, já que a cada dia mais pessoas passam a adotar a meliponicultura como um hobby, que se não traz retorno financeiro, ao menos contribui com a manutenção dos ecossistemas. O envolvimento da Amevat, que conta com mais de 60 sócios, também tem ampliado os canais de diálogo entre os adeptos. “É uma forma de aproximar os interessados, promovendo um intercâmbio entre produtores”, salienta Conrad.
São aguardadas cerca de 400 pessoas para o Seminário. As inscrições podem ser realizadas nos escritórios da Emater/RS-Ascar de Lajeado, pelo telefone (51) 3714-3920 ou e-mail emlajead@emater.tche.br, e de Arroio do Meio, pelo telefone (51) 3716-1180 ou e-mail emarroio@emater.tche.br, e ainda na hora, gratuitamente. A participação é aberta a toda a comunidade.
PROGRAMAÇÃO
8h30min: recepção e inscrição
9h: abertura oficial
9h30min: plantas melíferas importantes para abelhas sem ferrão – Carlos Fries/Emater
10h: identificação das espécies de abelhas sem ferrão nativas do RS – Prof. Betina Blocstein/PUC
10h50min: experiências e vivências na criação de abelhas sem ferrão – Dário Fritzen e José Carlos Hass
11h20min: legislação para comercialização de abelhas sem ferrão – Felipe do Vale/ SPVS Paraná
12h: palavra do meliponicultor (sugestões, críticas, experiências práticas, etc…)
12h30min: almoço por R$ 25
14h: oficinas técnicas: colheita de mel em caixa modelo Fritzen; manual de boas práticas de colheita de Jataí (SPVS); confecção de iscas e transferência para colméia; modelos de colméias para abelhas sem ferrão; divisão de enxames de trigonas; multiplicação de melíponas; e alimentação de abelhas sem ferrão.


