Arroio do Meio – A Escola Guararapes tem motivos para comemorar. Depois de quase 20 anos de espera, iniciou nesta semana a obra da cobertura da quadra poliesportiva do educandário. A assinatura do contrato de Ordem de Início de Serviço (OIS) ocorreu na manhã de terça-feira nas dependências da escola. A solenidade contou com a presença de autoridades, alunos, professores, vice-diretores e funcionários. As obras iniciaram na manhã de quarta-feira e devem ser concluídas em quatro meses.
Em sua fala, a diretora Silvana Hanke frisou a importância da obra que representa “um sonho” para a família Guararapes. “É uma obra pela qual já houve muita luta, campanhas, reivindicações, promessas não cumpridas, mas hoje, finalmente parece que este sonho se tornará realidade”. Lembrou as atividades que são realizadas de forma precária em outros espaços locados e da preocupação com o tempo em dias de evento. “Estamos muito felizes. A união de esforços fez com que este momento se concretizasse, pois a obra trará mais qualidade à comunidade escolar”, salientou.
A professora Delci Kronbauer, representante do Conselho Escolar falou da alegria e satisfação em fazer parte desta conquista. “Os alunos estão de parabéns por fazerem parte deste momento. É mais um recurso que teremos para que a educação siga plena”.
O prefeito Sidnei Eckert parabenizou a escola pela conquista, ressaltando que a diferença de uma escola estadual está na direção, já que os recursos muitas vezes são escassos.
O deputado estadual Enio Bacci (PDT), salientou que a comunidade arroio-meense colaborou para que a obra iniciasse. Disse que o ginásio vai ajudar muito, pois será uma oportunidade de integração e companheirismo. “É uma luta que agora se viabiliza mesmo com a crise que o estado enfrenta”.
Já a coordenadora adjunta da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Greicy Weschenfelder, que lecionou por três anos no educandário, afirmou que os alunos são sabedores da importância da obra, elogiando os professores e funcionários pela dedicação, motivo que diferencia a instituição de muitas outras.
O coordenador regional de Educação, Nelson Paulo Backes, que também já foi diretor da escola, lembrou emocionado das quase duas décadas de luta incessante para a cobertura da quadra. “É com muito orgulho que venho aqui hoje para dar a Ordem de Início de Serviço desta obra como coordenador regional de Educação. Me orgulho em dizer que agora o Estado investe na Escola Guararapes que já participou de muitos orçamentos participativos para que tudo isto fosse possível. É a realização de um sonho que finalmente se concretiza”.
A dimensão da obra
A Escola Estadual Guararapes atende 600 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, nos três turnos. Atualmente as atividades esportivas da escola são realizadas no Salão Paroquial. São R$ 2,5 mil mensais em aluguel pagos pelo Estado. Com a cobertura da quadra de esportes, essas atividades e demais eventos poderão ser realizados na própria escola.
A execução da obra está sendo realizada pela empresa Dami Construções com sede em Porto Alegre. Conforme o responsável pela empresa, João Alberto Minussi, a construção conta com uma área total de 627 m² e 689 m² com a cobertura, está orçada em R$ 416,839 mil. Será uma quadra aberta nas laterais com cobertura e no valor total está incluso a cobertura, o piso e a parte elétrica.
João afirma que o muro ao redor da quadra já existente será mantido e as árvores podadas. O prazo de execução é de quatro meses. “Em um mês, se o tempo permitir, queremos ter a estrutura pronta. Após ocorre a compatibilização para fazer o piso novo que não estava previsto na licitação, sem troca de valores”.