Ontem a Orquestra Municipal de Marques de Souza comemorou o quinto aniversário de fundação. Criada em 5 de novembro de 2010, tem como regente o músico Gustavo Rauber. Além da região, a orquestra já mostrou seu trabalho em diversas cidades do Estado. Hoje fará apresentação especial durante a Noite Cultural e a Feira do Livro que ocorre na Sociedade União Centenária na cidade.
O destino do deputado estadual Diógenes Basségio (PDT), envolvido em denúncias como a adulteração dos hodômetros de veículos, será decidido a partir de 17 de novembro pelo plenário da assembleia. Poderá ser cassado ou então receber uma punição “mais branda”: a suspensão do mandato por noventa dias como propôs nessa semana o deputado Ciro Simoni (PDT).
Iniciou nesse mês e segue até 31 de janeiro, o período de defeso para a desova dos animais conhecido também como a época da Piracema, que é quando os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução. O fenômeno é essencial para a preservação dos cardumes nas águas dos rios e lagoas. Na bacia hidrográfica Taquari-Antas a fiscalização do cumprimento da lei será feita pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Estrela. Durante este período o pescador profissional artesanal e o amador, embarcado ou desembarcado, só poderá pescar por meio de anzol simples, através de linha de mão, caniço simples ou com molinete/carretilha e vara com linha. Está proibida a pesca até a distância de 1,5 quilômetro a montante e a jusante das barragens, reservatórios de usinas hidrelétricas, cachoeiras e corredeiras. O limite de captura e transporte do pescado fica estabelecido de até cinco quilos por pescador profissional ou amador. A Patram frisa a proibição total da pesca do dourado, espécie ameaçada de extinção. Quem não cumprir a lei do defeso está sujeito a prisão de um a três anos e multa, além de ter apreendido todo o material utilizado na pesca irregular.
Retornamos de um final de semana de aventura pelo Vale do Taquari. Guiando um grupo de 40 caminhantes percorremos cerca de 50 quilômetros pelos municípios de Relvado, Coqueiro Baixo, Pouso Novo e Nova Bréscia. O destaque para as belezas naturais, a hospitalidade e a gastronomia que encantaram os visitantes, oriundos da região, Vale dos Sinos, Porto Alegre e Maranhão. Entre as participantes a arroio-meense Clari Thomas, que com uma vitalidade incrível, cumpriu todo o trajeto. Lembrando que dia 28 de novembro ocorre a caminhada do Sol Poente e da Lua Cheia em comemoração aos 81 anos de Arroio do Meio. Serão sete quilômetros entre Arroio Grande e o Galpão da Integração no Morro São José.