Arroio do Meio – Um dos mais conhecidos locais do município está prestes a ser renovado. A Igreja Matriz, localizada em frente a Praça Flores da Cunha, no centro da cidade, deve receber nos próximos meses uma nova pintura. A cor ainda não foi definida, já que atualmente a equipe ainda está lavando a igreja.
A pintura da igreja é um tema debatido há tempo pela diretoria da Matriz/Paróquia. Iniciou ainda em 2013, segundo o atual presidente, Paulo Kuhn. Em 2014, foi definido que a pintura deveria estar concluída para os festejos do Centenário, que encerram em julho na Matriz. Sendo assim, em março do ano passado iniciou-se a tomada de preços para a limpeza e a posterior pintura. “Precisávamos uma empresa qualificada, que tivesse condições de executar a limpeza e a pintura com segurança, em função da altura e o difícil acesso”, frisa Kuhn.
A diretoria recebeu sete orçamentos – três de Arroio do Meio, dois de Lajeado, um de Santa Clara e outro de Relvado. Após analisar criteriosamente as sete propostas, incluindo a tinta usada, a prestação do serviço e suas condições, a diretoria optou pela empresa Pinturas Bugante, de Relvado. “Levamos em conta o valor e os detalhes do trabalho, como o tipo de limpeza, a aplicação de antimofo e a qualidade da tinta afim de garantir uma boa pigmentação por mais tempo”, considera Paulo.
O investimento para lavar e pintar a igreja externamente totaliza R$ 182 mil. A parte interna não será pintada. A grade em frente à igreja também receberá pintura nova. Contudo, o valor não está incluso no pacote. “Nos últimos anos já não foram feitos tantos investimentos com a ideia de guardar dinheiro para a pintura. Sabia-se do custo da obra projetada há anos”, frisa o presidente, que reforça que todas as tratativas vêm sendo acompanhadas pelo padre Alfonso Antoni.
Uma equipe da empresa contratada atua na Matriz desde o início de dezembro quando começou a lavar a igreja e fazer pequenos reparos nos vitrôs e aberturas. O início da pintura está previsto para este mês, se as condições do tempo permitirem. A nova cor deve ser definida nos próximos dias. A dúvida reside na manutenção da cor atual, com detalhes mais marcantes, ou a mudança para a cor platina. Uma simulação no computador foi feita a fim de definir detalhes e outras possibilidades, mas a decisão final será tomada a partir do teste de pintura.
A expectativa é de que toda a pintura esteja concluída até o final de abril. Caso o tempo não permitir, ainda há um prazo até a festa da Matriz em julho, quando se encerram os festejos do centenário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


