A partir dessa semana estamos vivenciando o período das festas dedicadas à Nossa Senhora de Lourdes pela região. Entre essas destacamos a que ocorre no próximo domingo na gruta da localidade de Forqueta Alta em Pouso Novo. Um local paradisíaco, com uma natureza exuberante e que atrai cerca de 2500 pessoas durante o evento, maioria composta por ex-moradores, alguns residentes em outros estados.
De acordo com o tesoureiro da comunidade, Carlinhos Possebom, que juntamente com a esposa Verônica colaboram há muitos anos com a comunidade, os preparativos acontecem há diversas semanas envolvendo um grande grupo de voluntários que se dedica para o sucesso da festa que inicia-se às 10h30min com a missa na gruta, prosseguindo no pavilhão comunitário com almoço, festejos populares e reunião dançante.
Pois no final de semana que passou quando levamos um grupo de caminhantes ao local, fomos indagados sobre a formação da gruta e sua história. Os biólogos Catarina Röhrig e Edgar May, residentes em Porto Alegre, demonstraram-se impressionados com a formação rochosa da gruta, comentando ser interessante uma pesquisa mais profunda, pois segundo eles, provavelmente o local serviu de habitação humana há muito tempo atrás.
Certamente a gruta de Forqueta Alta, além do aspecto religioso, tem muito a revelar para os turistas que por lá chegam.

