NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025
      Recent

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025

      Alana Rohr é campeã estadual de ginástica de trampolim

      7 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Arroio do Meio é o município do Vale que mais empregou em 2016
    Economia

    Arroio do Meio é o município do Vale que mais empregou em 2016

    adminBy admin15 de outubro de 2016Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Microrregião – Dados divulgados recentemente pelo CAGED -Cadastro Geral do Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho apontam que a economia vem apresentando sinais de melhora em quatro dos cincos municípios da microrregião. A diferença entre admissões e demissões foi positiva na maioria dos municípios, com exceção de Marques de Souza que teve saldo negativo de duas vagas. O destaque é para Arroio do Meio que obteve um saldo positivo de 304 novos postos de trabalho. Em crescimento, a indústria de transformação foi a responsável pela maioria das contratações no município e também na região. Os dados são referentes a janeiro e agosto deste ano.

    Arroio do Meio

    O município foi o que mais empregou no Vale do Taquari. A indústria de transformação forte alavancou a criação de novos postos de trabalho, 136 ao total. O comércio diversificado também foi responsável por grande parte das contratações ao longo dos oito meses de 2016. Foram 37 novos postos. Outro importante setor foi o de serviços que gerou 90 vagas no período. Em queda, alguns setores, a exemplo da construção civil fechou postos de trabalho. Foram cinco demissões no período no município. Entretanto, o desemprego nesse ramo pode ser maior, uma vez que grande parte destes trabalhadores trabalha por conta própria e não possuem registro em carteira.

    Diversificação impulsiona comércio

    Lair Fritzen, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arroio do Meio, salienta que são vários os fatores que contribuem para a retomada do crescimento do setor, que tem como consequência as contratações. Um setor primário desenvolvido e diversificado, aliado a outros, como o setor industrial e de serviços que vem crescendo nos últimos anos tem fortalecido o comércio que vem se desenvolvendo a passos largos. “Com emprego e renda as pessoas vão comprar. Por isso a importância de termos indústrias aqui em nosso município. Temos um setor primário em forte expansão, no qual gira muito dinheiro. Isso também contribui para o crescimento do comércio”, observa.

    Lembra ainda de outros fatores que colaboram para o fortalecimento do comércio do município, entre eles o bom atendimento e a não cobrança do estacionamento. “A comodidade também contribui para o crescimento do setor. “Em Lajeado não há lugar para estacionar. Em Arroio do Meio o cliente consegue deixar seu veículo próximo às lojas que pretende visitar. Todos esses fatores somados fazem com que o nosso cliente prefira Arroio do Meio a outras cidades”, finaliza.

    Produção diversificada

    O presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio (Acisam), Adailton Cé, observa que a parceria entre Poder Público e iniciativa privada, com objetivo de atrair médias e grandes indústrias, vem dando resultado. “Quando as empresas recebem incentivos, elas crescem, e com isso geram empregos”, observa.

    Outro diferencial é a mão de obra qualificada, que atrai diversas indústrias para o município contribuindo assim para a contratação de pessoal. Cita como ponto importante a localização do município. Centralizado e às margens da rodovia ERS 130, próxima a BR 386, permite o escoamento da produção de empresas que nele se instalam. As contratações se devem ainda à diversidade das empresas instaladas no município. “Quando as indústrias se concentram em um ramo de atividade especifico é preocupante. Porém, a produção diversificada de bens faz com que a crise não chegue até nós. Pois alguns setores sempre estarão em alta”, explica.

    Capitão

    O município também apresentou sinais de recuperação, com saldo de seis novos postos. No setor da indústria de transformação foram admitidas 10 pessoas; construção civil duas e no comércio e serviços três. Entretanto a agropecuária demitiu. Foram 10 desligamentos em oito meses.

    Travesseiro

    Com uma indústria de transformação forte e em crescimento, Travesseiro também apresentou índices de recuperação na economia. O setor foi responsável por 58 contratações das 69 no período. Setores como comércio e serviços apresentaram recuperação, porém de forma tímida, com uma admissão cada. Já a agropecuária foi responsável por nove novos postos de trabalho.

    Pouso Novo

    Apesar de positiva, a diferença entre admissões e demissões em Pouso Novo foi quase inexpressiva, com saldo de quatro postos de trabalho. Nesse município o setor de serviços foi o que mais cresceu abrindo quatro novas vagas. Em menor número outros setores demitiram, a exemplo da indústria da transformação e comércio que cortaram uma vaga cada.

    Marques de Souza

    Marques de Souza foi o município entre os cinco da microrregião que apresentou saldo negativo. A diferença entre as admissões e demissões foi de dois postos de trabalho. O destaque negativo foi para a indústria de transformação que fechou dez vagas de emprego.

    Lajeado

    O maior município do Vale do Taquari também foi o que mais demitiu. Fechou o período com saldo negativo de 56 postos a menos na comparação entre admissões e demissões. Na contramão da maioria dos municípios do Vale, em que o setor de transformação foi responsável pela maioria das admissões, Lajeado registrou a maior parte das demissões nesse setor. Foram 236 cortes. O comércio forte e diversificado não suportou a crise na economia e extinguiu 116 postos de trabalho no período.

    Estrela

    O saldo positivo, de 21 postos de trabalho, se deve ao setor da indústria de transformação que contratou 123 funcionários, entre janeiro e agosto deste ano. Setores como construção civil, comércio e de serviços demitiram na segunda maior cidade do Vale. O número de demissões foi de 38, 36 e 16 respectivamente.

    Comércio

    Se por um lado o setor de indústria de transformação foi o que mais empregou no Vale do Taquari entre janeiro a agosto desse ano, o comércio foi o que mais demitiu. Com exceção de Arroio do Meio, onde foram gerados 37 novos postos de trabalho, e Capitão e Travesseiro que abriram uma vaga cada (ver na tabela), em todos os outros houve demissões. Lajeado e Estrela foram os municípios que mais demitiram, foram 116 e 36 cortes, respectivamente.

    Arroio do Meio Capitão Estrela Lajeado Marques de Souza Pouso Novo Travesseiro
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Diego Heineck: buscar novos mercados em outros países e vendas internas dependem de negociações que podem demorar

    2 de agosto de 2025

    Análise dos impactos do tarifaço na economia do Vale do Taquari e no País

    2 de agosto de 2025

    João Batista Gasparotto: prefeito em dois municípios chegou aos 90

    27 de julho de 2025

    Educação inovadora, talentos em movimento

    11 de julho de 2025
    Não perca

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Quando deixou para trás Forquetinha, em 2009, e encontrou trabalho em Arroio do Meio, Ana…

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.