Capitão – Um público superior a 600 pessoas é esperado para a 11ª edição do Ensaio Geral – “Jamais Temer” – que ocorre nos dias 11, 12 e 13 de novembro na Área de Lazer da Costa, em Linha Marinheira.
Entre as atrações estão 14 bandas de toda a região Sul e inclusive do RJ, palco jam e mais de 25 DJs na pista trance, além de cinema ao ar livre, trazendo curtas-metragens autorais e independentes, a fim de apreciar e discutir a realização das obras, falar sobre cinema e arte em uma roda de conversa aberta a todas as visões e opiniões.
O evento também contará com oficinas de qualificação em produção midiática e artesanato contemporâneo (filtro dos sonhos, macramê, tie dye, fífano de bambu e sacolas retornáveis) entre outros segmentos, e grupos de debate abordando temas polêmicos como ocupação pandorga, política, movimentos estudantis, racismo, gênero, LGBT, entre outros.
O Ensaio Geral nasceu em 2011 no Parque do Imigrante em Lajeado. Na ocasião foi uma espécie de ensaio coletivo, onde as bandas sem locais para ensaiar juntaram equipamentos de forma conjunta. Além da música são valorizadas todas as outras formas de expressão artística.
Essa é a primeira vez que o evento será sediado em Capitão. Também já passou por Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Sério. Entre acampamentos e caras pintadas, muito rock, trance, pintura de cartazes, zumbis pela cidade, distribuição de poesias, sambinhas, caixas de som, filtros dos sonhos, tye-dye, gente bonita, bagunça e diversão.
“O Ensaio Geral é amizade, é loucura e libertação. É sentir e ser sentido, é poder ser, sem medo. Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que veem as coisas de forma diferente. Eles não curtem regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana para a frente. E, enquanto alguns os vêem como loucos, nós os vemos como geniais. Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam”, comentam os organizadores.
O evento não tem fins lucrativos. Todos os alimentos arrecadados são direcionados para entidades carentes. E o dinheiro que sobra dos ingressos é guardado para organização da estrutura do evento seguinte. Mais detalhes sobre o acesso e regras podem ser conferidos na página oficial do evento no Facebook.