Arroio do Meio – Após uma investigação de 29 dias com armadilhas fotográficas instaladas na região de Dona Rita onde ocorreram os supostos ataques contra animais domésticos, o pesquisador Jaime Luis Diehl, à frente do projeto de preservação de espécies silvestres Gatos do Mato, divulgou relatório de conclusão.
O equipamento não registrou nenhum grande felino e sim uma matilha de cães domésticos de grande porte. Em busca de pegadas também só apareceram as de cães.
Segundo Diehl cães ferais domésticos são uma das principais causas de ataques a criações, inclusive bovinos e equinos adultos. Além disso são uma temeridade para a fauna que, além de perseguirem e matarem animais selvagens, os mesmos levam uma série de doenças para o ambiente silvestre, como sarna, cinomose, entre outras.
Para dar maior suporte à conclusão da investigação o pesquisador submeteu as imagens dos bovinos atacados ao Cenap/ICMBio: Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros, que integra o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Em resposta, o Cenap, por intermédio da Analista Ambiental Rose Gasparini-Morato, informou que tendo analisado as características e local (no corpo dos bovinos) das lesões, garantiu que o ataque ocorreu por cães domésticos. Claro, não necessariamente os registrados nas imagens, apesar das suspeitas recaírem sobre eles.
Diante disso Diehl irá comunicar o Departamento Municipal do Meio Ambiente da conclusão e orientar no sentido de trabalharem para retirar esses cães da área.