O jornal O Alto Taquari conquistou no último dia 28 um importante prêmio na área de jornalismo, durante o 14º Concurso Icom de Jornalismo Comunitário Despontando Talentos. A edição deste ano teve como tema Empreendedorismo e Inovação no Meio Rural. Participaram do concurso reportagens do jornal o Florense de Flores da Cunha; Arauto de Vera Cruz; Folha do Mate de Venâncio Aires; Primeira Hora de Bom Princípio; Tribuna Popular de Sinimbu e Eco Regional de Arvorezinha.
A reportagem que conquistou o primeiro lugar entre as inscritas foi a do jornalista Solano Alexandre Linck, Condomínio Leiteiro União do Vale, que foi inaugurado no dia 27 de setembro na localidade de Passo do Corvo. Na reportagem os jurados avaliaram o conteúdo da matéria, a relevância e interesse para a comunidade, a qualidade do texto e informações bem como a fidelidade ao tema proposto, no caso inovação e empreendedorismo. No ano passado o Alto Taquari também conquistou o prêmio de melhor reportagem com a jornalista Jaqueline Manica falando sobre o funcionamento da Vale Log, quando o tema era sobre associativismo.
Da nossa parte, além de parabenizar o jornalista Solano, ficamos felizes e nos sentimos honrados, pelo fato de podermos divulgar reportagens relevantes para as nossas comunidades e destacar que a imprensa pode contribuir de forma decisiva no desenvolvimento social, econômico e na qualidade de vida das pessoas. Aliás, perto de completar 50 anos de existência, o jornal O Alto Taquari ao longo destes anos sempre se propôs a fazer um jornalismo de responsabilidade social, voltado para o leitor, seguindo princípios e valores éticos com liberdade.
Apesar dos desafios que o jornalismo impresso enfrenta hoje em todo o mundo em função das plataformas digitais, não sendo diferente em pequenos municípios como os de nossa atuação, o que temos constatado é que os conteúdos fazem a diferença. Fazer jornal também depende muito do nível democrático e capacidade de diálogo e abertura das instituições políticas, sociais, culturais, econômicas e do PIB do município (um resultado de todas as forças produtivas). E no geral é preciso que se diga é que cada um procura fazer a sua parte, empenhando seu conhecimento, sua força de trabalho e dando o melhor de si para o bem de todos.
Agricultura
Conversa que rola nos bastidores políticos. Quem será o novo secretário da Agricultura? Ele terá que ter um perfil bem conciliador. Capacidade de diálogo, uma vez que durante a campanha eleitoral se falou bastante da revisão dos incentivos, para que todos sejam devidamente atendidos. Deve ser uma pessoa com boa capacidade de gestão e visão para valorizar as forças produtivas dentro de uma realidade orçamentária.
Vida e morte
Feriados do início da semana que culminaram com o de Finados na quarta-feira, proporcionaram além de um descanso, dezenas de encontros entre pessoas, familiares, conhecidas, amigas. Como são cada vez mais raras as oportunidades das pessoas conversarem, encontram-se muitas vezes ao levar flores e homenagens aos que se foram. Alguns vêm de longe para esta visita. São encontros que nos fazem bem porque trazem consolo, alegria de rever alguém querido e damos espaço para nossos afetos ou outro sentimento. Mas também é o culto à memória dos que estão ali.
Não deixa de ser uma boa oportunidade para refletir sobre o tempo que vivemos em nosso corpo físico, que pode ser curto ou mais longo. A vida e a morte. Viver a trajetória pessoal e estar preparado para a qualquer momento deixar a vida e se encontrar com os que se foram, é o que se coloca diante de nós. É sobre isto que refletimos nestes feriados.