Neste domingo ocorre a tradicional Festa dos Navegantes, cuja procissão em honra à Nossa Senhora chega a 105ª edição. A caminhada de fé iniciou em 1912 e muitos dos que a frequentam até hoje, como o jornalista Sergio Bagestan, que deu um depoimento nesta edição, fala com emoção da forte relação com a padroeira e a celebração desde os tempos de criança quando morava no bairro, na época, uma pequena comunidade, sem ruas calçadas. Na quarta-feira antes de ir para o Litoral, disse que nos últimos 10 anos tem vindo a todas as procissões, como fará neste domingo, para agradecer pela vida. “Mais importante do que participar da procissão de fé para pagar promessas, é simplesmente agradecer por tudo que a vida nos proporciona. Eu participo para agradecer”.
Festa da melancia – Durante muitos anos a Festa dos Navegantes tinha como uma das atrações a venda de melancias, tanto que era conhecida como Melonenfest. Como fruta tradicional na época da realização da festa no começo de fevereiro, Irena Tasca de Oliveira confirma no livro Cultura Sociedade e Igrejas – A comunidade de Arroio do Meio escreve a sua sua história pag.487 ) que vários caminhões de melancia vendiam o produto ao longo da rua.
Cidade mais limpa e bonita
Ações focadas na limpeza e embelezamento das ruas e praças na cidade e bairros, roçadas dos terrenos baldios e controle de pragas são bem-vindas e fazem muita diferença. Nestes primeiros dias de governo tem se notado uma atenção neste sentido. Mas Arroio do Meio precisa de um sistema de recolhimento e separação de lixo. Há anos se fala nisto mas ainda estamos carentes de um sistema que esteja mais de acordo com as normas de meio ambiente.
Economia X política
No geral, as perspectivas para a economia estão melhorando. Mas politicamente ainda estamos sob “névoas escuras”. Nossa grande esperança e expectativa é de que não haja manobras para esvaziar a Lava Jato, que literalmente tem que continuar fazendo “limpeza”, para que possamos ter relações mais éticas nas esferas do poder.
Fevereiro movimentado
Os primeiros dias de fevereiro ao contrário de outros anos começaram bem movimentados. Na quarta-feira estava difícil achar um lugar para estacionar na cidade. É possível que a maioria tenha decidido encurtar as férias.
SuperAção
A CDL de Arroio do Meio é uma das 30 entidades premiadas na campanha SuperAção 2016, desenvolvida pelas FCDL. Arroio do Meio conquistou o segundo lugar entre 152 entidades, muitas de grandes municípios, mostrando que ao longo dos anos nossa Câmara de Dirigentes Lojistas tem desenvolvido um trabalho focado com atividades e ações para melhorar o comércio e o setor de serviços em termos de gestão gerencial com controle eficiente e treinamento de colaboradores. Apesar de todas as dificuldades de ordem econômica provocadas pela conjuntura política, Arroio do Meio tem encontrado saídas e se adaptado às mudanças de comportamento do consumidor que está cada vez mais cauteloso com seus gastos, o que não deixa de ser importante.
Liquida
O tradicional Liquida promovido pela CDL em fevereiro este ano não sai porque a entidade optou por deixar livre para cada lojista fazer as suas promoções e liquidações, de acordo com as necessidades e mercado consumidor. Assim muitos já iniciaram em janeiro e outras estão fazendo em fevereiro. Esta flexibilidade, segundo a secretária executiva Raquel Scheid, permite que tanto o estabelecimento quanto o consumidor são beneficiados porque o período de promoções é mais longo e amplia o leque de promoções.