Os 500 Anos da Reforma Luterana que terá seu ponto culminante no dia 31 de outubro, já estão sendo lembrados em vários países do mundo e também aqui no Brasil.
Aqui no Vale do Taquari e também em Arroio do Meio, as duas comunidades luteranas estão na organização de vários eventos para marcar a data. Em visita ao jornal, o pastor Jair Erstling e o presidente da comunidade, Cézar Hesse, falaram um pouco do que vai acontecer. Para envolver a comunidade escolar, será lançado um concurso literário nas escolas municipais com o tema “500 Anos da Reforma Luterana”. O pastor Jair e Hesse explicaram que o concurso será uma forma de difundir a importância histórica de Martinho Lutero não só no âmbito da Igreja na época, uma vez que ele pertencia ao clero católico. Mas os escritos (95 teses) que provocaram a reforma, tiveram influência rápida em várias áreas como social, cultural, artística, política, econômica na Alemanha, onde viveu e depois se difundiram para países da Europa e outros continentes posteriormente. A influência continua até hoje.
Para facilitar aos alunos a participação no concurso, serão ministradas palestras nas escolas no período do lançamento, o que deverá ocorrer no início do segundo semestre do ano.
Para o dia 31 de outubro, data magna da Reforma, haverá um grande show na Rua de Eventos com a participação da Banda Barbarella e do Carlos Magrão Gospel. Ele já esteve em Arroio do Meio e sua participação foi muito linda. Outras ações como uma sessão solene na Câmara lembrando os 500 anos e colocação de uma placa alusiva à data na Praça Flores da Cunha também fazem parte da programação.
Segurança Pública
A falta de segurança pública causada pelo aumento gradativo da vulnerabilidade social (problemas econômicos, sociais, culturais, éticos, educacionais); baixo efetivo policial consequência dos parcos investimentos do Estado no setor, leis inadequadas, aumento do consumo de drogas lícitas e ilícitas, desemprego, carência e ineficiência de políticas públicas preocupam a população. Em alguns segmentos há nítida revolta e inconformismo que se justificam pela participação da sociedade que já faz a sua parte no pagamento de impostos. Em poucos dias por exemplo, um mesmo estabelecimento comercial foi invadido três vezes na rua central da cidade. Diante da inoperância, tem que ser encontradas soluções que passam tanto pelas medidas punitivas mas devem ser de um investimento muito forte na prevenção, para que a situação não se agrave.
Apesar de ter um sentimento de esperança diante das dificuldades pelas quais estamos passando no país, Estado e também nas nossas pequenas cidades, fico desolada, frustrada e decepcionada, para dizer o mínimo quando vemos que na “Escola de Brasília” a falta de comprometimento, de ética, de honestidade, de trabalho sério, a serviço da Nação continua influenciando negativamente sobre os tantos que podem justificar seus meios e fins e se espelhar nos atos e falas que assistimos nos meios de comunicação e que são do conhecimento de todos. Se não há punição para os que usam o dinheiro e o poder público para si e os seus em detrimento da maioria como construir mudanças em bases sólidas?
Convenção do PP, dia 20
O PP realiza sua convenção para escolha do diretório 2017-2019 no próximo dia 20 de maio na Câmara de Vereadores. O presidente Gustavo Kasper anuncia que dos 72 membros que fazem parte do diretório, em torno de 20 deverão ser renovados, principalmente jovens e mulheres. “Isto ainda é fruto de pessoas que participaram efetivamente da última campanha e que querem continuar na política. Além do diretório deverá ser definida a nova executiva, o que poderá ocorrer no mesmo dia (sábado que vem, na parte da manhã, na Câmara de Vereadores). O vereador Elton Lorscheiter (Pantera) poderá assumir a presidência.
Numa rápida avaliação do atual momento, Kasper disse que apesar da gravidade do cenário e morosidade nas mudanças tem esperanças que o país possa melhorar, a partir da condenação dos envolvidos em atos de corrupção, com bloqueio das empresas que operaram contratos ilícitos, pagaram propinas e cometeram irregularidades de toda a ordem. “A exposição pública de toda a corrupção não deixa de ser uma oportunidade e provocação para que surjam novos líderes.”