É até chato ser repetitivo, mas não dá para ficar indiferente diante da total falta de agenda positiva em Brasília. Para ficar apenas nos últimos quatro anos, a movimentação dos congressistas e governo ficou a maior parte do tempo em torno de articulações para se manter no poder. Articulações que saíram caro para o povo brasileiro que está sofrendo cada vez mais por falta de segurança, educação, saúde, obras. Cálculos anunciados esta semana indicam que foram gastos recentemente quase R$ 12 bilhões para comprar apoios de parlamentares e/ou agentes institucionais para garantir cargos, emendas ou se manter no poder. Que Estado é este. Que exemplo é este. Que governo é este que ao invés de trabalhar pelo país, se ocupa em manter o sistema e proteger os próprios benefícios.
Às vésperas da votação que salvou o mandato de Temer na quarta-feira, o deputado federal do RS Darcício Perondi (PMDB) – embora a prática ocorra de forma mais ou menos velada não apenas em Brasília mas também em muitos outros municípios –declarou abertamente ao ser entrevistado por um repórter em rede nacional sobre a compra de apoios : ” É , ou não é, governo. O infiel tem que ser tratado a pão e água.” Trata-se de uma posição antidemocrática e que não contempla as necessidades do povo. Sabe-se que as próprias emendas parlamentares são trunfo de negociação e beneficiam os que são favoráveis ao governo. Tem sido assim há décadas, mas a impressão que se tem é que a prática continua cada vez mais enraizada, com força para se espalhar pelos municípios.
De qualquer forma, teremos eleições no ano que vem. O modo como se posicionam os deputados terá influência no voto do eleitor, cansado de não ser ouvido. Na contabilidade da votação dos gaúchos a maioria preferiu votar pela manutenção da investigação das denúncias contra o presidente Temer.
500 Anos da Reforma
Estamos trazendo nesta semana matérias relacionadas aos 500 Anos da Reforma, traduzidas principalmente pela entrevista dada pelo pastor Jair em nome da comissão organizadora. Em Arroio do Meio, os luteranos estão representados pela IELB e IECLB que tem comunidades em Palmas, São Caetano e Forqueta. O espaço é limitado para traduzir a importância que estas duas igrejas luteranas têm para o desenvolvimento comunitário em vários segmentos, principalmente na educação ao longo dos anos.
Nesta data histórica cabe destacar a evolução da boa convivência e espírito ecumênico entre as igrejas católica e luteranas, se comparado a meio século ou mais, atrás. Orientações mais recentes por parte dos líderes destas instituições reforçam cada vez mais a unidade entre os cristãos. Por ocasião do lançamento a celebração dos 500 Anos da Reforma, o Papa Francisco e o presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo Murib Yunam em oração ecumênica na catedral luterana de Sund na Suécia fizeram uma declaração conjunta pela união dos católicos e luteranos pela fé, coragem, alegria, esperança e no amor infinito de Deus pela humanidade.
Mercado iraquiano
A Languiru atende mercados nacional e internacional com portfólio de cortes de aves e suínos, exportados para mais de 40 países. Em termos de exportação os maiores mercados compradores são o Oriente Médio, a África, o Extremo Oriente, Leste Europeu e América Central. No último exercício foram comercializadas mais de 25,1 toneladas de frango e suínos no mercado externo, que representaram R$ 128,8 milhões em negócios.
Um dos mercados promissores é o Iraque, sendo que recentemente o presidente Dirceu Bayer recepcionou uma comitiva de autoridades sanitárias do governo iraquiano, e representantes de clientes para uma auditoria no frigorífico de aves da cooperativa em Westfália. A comitiva avaliou especialmente o processo de abate Halal, que segue os princípios do Islã para liberar para o consumo dos muçulmanos, conforme as leis do país. Na inspeção ficaram satisfeitos com o processo de produção e abate, dentro das exigências culturais, religiosas e de mercado, o que permite a continuidade das relações comerciais já em vigor há mais de uma década.
Cancha Sérgio Kerbes
Foi muito justa a homenagem feita ao dentista Sérgio Kerbes, conferindo a primeira cancha de pádel em Arroio do Meio, na sede campestre do Clube Esportivo, com seu nome. Sérgio Kerbes fez muito e sempre que pode ainda faz pela vida social e esportiva do município. Foi um dos principais idealizadores da construção da sede do AMPC e durante anos inovou com programações colocando o nome do município em destaque regional e estadual.