NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Agenda de Brasília continua no toma lá dá cá
    Isoldi Bruxel - Apartes

    Agenda de Brasília continua no toma lá dá cá

    adminBy admin27 de outubro de 2017Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    É até chato ser repetitivo, mas não dá para ficar indiferente diante da total falta de agenda positiva em Brasília. Para ficar apenas nos últimos quatro anos, a movimentação dos congressistas e governo ficou a maior parte do tempo em torno de articulações para se manter no poder. Articulações que saíram caro para o povo brasileiro que está sofrendo cada vez mais por falta de segurança, educação, saúde, obras. Cálculos anunciados esta semana indicam que foram gastos recentemente quase R$ 12 bilhões para comprar apoios de parlamentares e/ou agentes institucionais para garantir cargos, emendas ou se manter no poder. Que Estado é este. Que exemplo é este. Que governo é este que ao invés de trabalhar pelo país, se ocupa em manter o sistema e proteger os próprios benefícios.

    Às vésperas da votação que salvou o mandato de Temer na quarta-feira, o deputado federal do RS Darcício Perondi (PMDB) – embora a prática ocorra de forma mais ou menos velada não apenas em Brasília mas também em muitos outros municípios –declarou abertamente ao ser entrevistado por um repórter em rede nacional sobre a compra de apoios : ” É , ou não é, governo. O infiel tem que ser tratado a pão e água.” Trata-se de uma posição antidemocrática e que não contempla as necessidades do povo. Sabe-se que as próprias emendas parlamentares são trunfo de negociação e beneficiam os que são favoráveis ao governo. Tem sido assim há décadas, mas a impressão que se tem é que a prática continua cada vez mais enraizada, com força para se espalhar pelos municípios.

    De qualquer forma, teremos eleições no ano que vem. O modo como se posicionam os deputados terá influência no voto do eleitor, cansado de não ser ouvido. Na contabilidade da votação dos gaúchos a maioria preferiu votar pela manutenção da investigação das denúncias contra o presidente Temer.

    500 Anos da Reforma

    Estamos trazendo nesta semana matérias relacionadas aos 500 Anos da Reforma, traduzidas principalmente pela entrevista dada pelo pastor Jair em nome da comissão organizadora. Em Arroio do Meio, os luteranos estão representados pela IELB e IECLB que tem comunidades em Palmas, São Caetano e Forqueta. O espaço é limitado para traduzir a importância que estas duas igrejas luteranas têm para o desenvolvimento comunitário em vários segmentos, principalmente na educação ao longo dos anos.

    Nesta data histórica cabe destacar a evolução da boa convivência e espírito ecumênico entre as igrejas católica e luteranas, se comparado a meio século ou mais, atrás. Orientações mais recentes por parte dos líderes destas instituições reforçam cada vez mais a unidade entre os cristãos. Por ocasião do lançamento a celebração dos 500 Anos da Reforma, o Papa Francisco e o presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo Murib Yunam em oração ecumênica na catedral luterana de Sund na Suécia fizeram uma declaração conjunta pela união dos católicos e luteranos pela fé, coragem, alegria, esperança e no amor infinito de Deus pela humanidade.

    Mercado iraquiano

    A Languiru atende mercados nacional e internacional com portfólio de cortes de aves e suínos, exportados para mais de 40 países. Em termos de exportação os maiores mercados compradores são o Oriente Médio, a África, o Extremo Oriente, Leste Europeu e América Central. No último exercício foram comercializadas mais de 25,1 toneladas de frango e suínos no mercado externo, que representaram R$ 128,8 milhões em negócios.

    Um dos mercados promissores é o Iraque, sendo que recentemente o presidente Dirceu Bayer recepcionou uma comitiva de autoridades sanitárias do governo iraquiano, e representantes de clientes para uma auditoria no frigorífico de aves da cooperativa em Westfália. A comitiva avaliou especialmente o processo de abate Halal, que segue os princípios do Islã para liberar para o consumo dos muçulmanos, conforme as leis do país. Na inspeção ficaram satisfeitos com o processo de produção e abate, dentro das exigências culturais, religiosas e de mercado, o que permite a continuidade das relações comerciais já em vigor há mais de uma década.

    Cancha Sérgio Kerbes

    Foi muito justa a homenagem feita ao dentista Sérgio Kerbes, conferindo a primeira cancha de pádel em Arroio do Meio, na sede campestre do Clube Esportivo, com seu nome. Sérgio Kerbes fez muito e sempre que pode ainda faz pela vida social e esportiva do município. Foi um dos principais idealizadores da construção da sede do AMPC e durante anos inovou com programações colocando o nome do município em destaque regional e estadual.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Depois do sucesso da Imove, foco nos desafios diários

    17 de outubro de 2025

    De hoje até domingo Arroio do Meio te espera na IMOVE

    10 de outubro de 2025

    Há poucos dias da Imove

    3 de outubro de 2025

    Lula na ONU

    26 de setembro de 2025
    Não perca

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    As lideranças comunitárias e representantes de entidades de Arroio do Meio serão homenageadas nessa segunda-feira,…

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.