A importância dos Clubes de Mães e grupos como o Apostolado da Oração na vida comunitária ao longo dos anos é indiscutível. Através de pequenas ações, promoções, troca de experiências, integrações, passeios, ano após ano colaboram com suas comunidades e famílias. No dia do feriado, o Clube de Mães Bela Vista realizou sua tradicional festa de final de ano, reunindo associadas com mensagens e troca de presentes. A presidente Beatriz Pochmann Horst está há frente da entidade há 17 anos e foi reconduzida à liderança por mais dois anos. Pela dedicação recebeu uma homenagem pelas palavras de uma das sócias veteranas, Vali Rempel. Hoje o clube tem 38 sócias, perdeu uma esta semana, a Isoldi Kuhn Hentges, que faleceu de câncer aos 52 anos. O clube foi fundado em 1978 e no começo as mulheres se reuniam para fazer crochê e outros trabalhos artesanais. Mas ao longo dos anos se envolveram em diferentes atividades para ajudar as demais entidades da comunidade ou para a própria existência. Para a presidente Beatriz, as sócias fundadoras que ainda integram o clube são o verdadeiro alicerce para a continuidade das atividades por tanto tempo. Brincadeiras, integração, alegria, carinho sempre marcam os encontros das amigas do Clube de Mães.
Também no feriado, as sócias do Apostolado da Oração de Dona Rita se reuniram para momento devocional com reza do terço, cantos, integração e eleição de nova presidente. Claudete Kreutz entregou o cargo para Lovani Brod Bersch que agradeceu pela indicação dizendo que entrou no Apostolado motivada pela fé e cumprimento de uma promessa ao interceder pela filha. O Apostolado da Oração de Dona Rita tem 32 sócias. Recentemente a entidade colaborou financeiramente na construção da igreja.
Vésperas do Natal e final do ano
Dentro de um mês estaremos entrando na semana do Natal. Para a maioria das pessoas o ano passou muito rápido e nestes dias 45 dias que faltam para comemorar o Nascimento de Jesus e entrar no ano de 2018, sempre fica a sensação e sentimento que tem que ser feito o que estava previsto e planejado. Mas nem sempre é possível e se este é o caso, o tempo continua andando independente do calendário. E o tempo certo sempre chega.
Apesar de ter sido um ano difícil, percebe-se que há mudanças positivas em curso. Aprendemos e ainda estamos aprendendo com as dificuldades. A falta de segurança nos atingiu em cheio mas, aos poucos, há uma participação maior dos órgãos competentes e a sociedade está fazendo a sua parte através de apoio voluntário. Mas há muito por fazer, porque por falta de um controle mais efetivo, ausência de políticas públicas mais eficazes para o bem-estar e segurança, que vem ocorrendo há anos, a criminalidade avançou, se organizou e cooptou jovens que deveriam estar trabalhando e estudando para o bem.
COMÉRCIO– No aspecto econômico, neste terceiro trimestre do ano, percebe-se uma procura e instalação de novos espaços comerciais. Na João Carlos Machado abriu recentemente uma loja da Cacau Show e hoje abre a Ótica Alizz.