Já são perto de 20 mil produtores de leite que abandonaram a agropecuária leiteira nos últimos anos no Rio Grande do Sul. Em um ano, o valor pago ao litro do leite caiu de R$ 1,39 para R$ 0,96. A queda no preço afeta principalmente os pequenos produtores que não tem como investir em mais tecnologia e ganhar na produtividade.
POLÍTICAS – Boa parte das dificuldades pelas quais passam os produtores tem origem nas políticas públicas e privadas de grandes conglomerados que ignoram a realidade dos pequenos produtores, tão importantes para a economia gaúcha.
Outra questão que tem que ser levada em conta é a mudança do perfil da pequena propriedade. Cada vez mais é preciso buscar alternativas sustentáveis para o minifúndio que caracteriza a nossa região. Ser competitivo com culturas tradicionais tanto na área agrícola (soja, milho, trigo), suinocultura ou pecuária leiteira é praticamente inviável, fazendo com que muitos arrendem sua terra, por causa da falta de mão de obra; exigências tecnológicas e mais recentemente também os padrões de produção ambientalmente corretos.
Movimento imobiliário
Na semana passada, empresários ligados à construção civil, imobiliárias, loteadoras, estiveram reunidos para debater assuntos de interesse comum, análise do mercado e projeção regional. Segundo participantes, a reunião foi um sucesso e teve a participação de praticamente todas as empresas do setor. Para o próximo encontro serão convidados engenheiros, arquitetos, corretores de imóveis. O evento foi em uma das salas da Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio.
Cenário político para 2018
Em sua segunda visita ao município na sexta-feira da semana passada, o pré-candidato ao governo do Estado, Jairo Jorge (PDT), veio com um discurso propositivo. Com vasta experiência em gestão pública, o ex-prefeito de Canoas tem no seu currículo ações e propostas que podem enriquecer o debate em torno do futuro do Rio Grande do Sul na sucessão do Palácio Piratini, no ano que vem. Como prefeito de Canoas, manteve até o final do seu segundo mandato aprovação superior a 75% do seu governo. Em 2015 foi o prefeito melhor avaliado no Rio Grande do Sul.
Vaga na Assembleia
O ex-prefeito Sidnei Eckert (PMDB) está fazendo visitas semanais a prefeitos, vereadores e agentes políticos da região de diferentes cores partidárias, bem como líderes empresariais, em torno de apoio à sua pré-candidatura a uma vaga na Assembleia. Apesar do desgaste da classe política, Eckert se considera otimista em relação ao futuro e nas caminhadas que tem feito, observa que há espaço para uma candidatura regional suprapartidária, por isto tem conversado não apenas com correligionários do PMDB, mas também de outros partidos, o que configura seu perfil mais conciliador. Por parte do eleitor tem notado uma expectativa de renovação política.
A presença das comunidades cristãs
Foram marcantes as ações desenvolvidas pelos luteranos em homenagem aos 500 anos da reforma. Grande público foi para a Rua de Eventos na terça-feira, no encerramento da programação assistir show gospel de Carlos Magrão e Barbarella, mensagens de seus líderes e anúncio dos alunos premiados com suas redações sobre o tema. Olhando para toda a participação pública nestes eventos, a exemplo do que já ocorreu no ano passado quando a Comunidade Católica celebrou cem anos em Arroio do Meio, fica a certeza de que a grande maioria das pessoas se mantém firme na esperança e na fé em valores cristãos e no envolvimento comunitário. São um escudo para este período tão conturbado na história do país, marcada por corrupção, irresponsabilidade e má gestão de recursos públicos.
Carlos Magrão foi muito aplaudido e no final, depois de ter encerrado seu show cantando o tradicional Querência Amada com o público, deu recado de protesto contra a corrupção no país. Aplausos para o Barbarella aqui de Arroio do Meio que continua encantando seu público: crianças, jovens e adultos. Todos recebem o carinho dos seus componentes. Com mais de 47 anos de carreira é uma das bandas mais antigas e queridas do Rio Grande do Sul. Manter a banda neste nível com renovação não é nada fácil, mas para quem tem talento e boa vontade, o sucesso é uma consequência.