NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    EDVINO CLASS: há sete décadas vivendo e pensando em Marques de Souza

    25 de janeiro de 2026

    Cineasta realiza curso de cinema em Arroio do Meio

    25 de janeiro de 2026

    Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

    25 de janeiro de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

      25 de janeiro de 2026
      Recent

      Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

      25 de janeiro de 2026

      Eduardo Brock assina com Novorizontino para temporada 2026

      9 de janeiro de 2026

      Só Barulho e Acia/Glória decidem título da categoria Livre

      12 de dezembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » De olho no Piratini, pré-candidato do PDT visita o Vale
    Política

    De olho no Piratini, pré-candidato do PDT visita o Vale

    adminBy admin3 de novembro de 2017Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Investir num governo descentralizado, com maior participação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento, os Coredes, é uma das apostas do pré-candidato ao Piratini, Jairo Jorge da Silva, do PDT. E foi justamente para conhecer os Coredes e a realidade de seus municípios que o ex-prefeito de Canoas fez um roteiro de visitas pela região, na semana passada. Na sexta-feira esteve em Arroio do Meio, onde conversou e almoçou com correligionários na quadra de Sírio Gräff, em São Caetano.

    Na oportunidade falou sobre sua experiência enquanto prefeito reeleito de Canoas e como pretende, se eleito, implantar sistemáticas diferenciadas no Rio Grande do Sul. Defendeu que os Coredes podem e devem ser melhor aproveitados, tornando-se uma base do governo estadual na região, facilitando a exposição de demandas e as iniciativas governamentais. Assim, cada Corede teria um secretário de Estado para comandar as políticas públicas na região, a exemplo do que foi feito pelo governador Luiz Henrique, em Santa Catarina, e propiciou desenvolvimento uniforme.

    Nas finanças, disse que é preciso enfrentar o déficit, reduzir despesas e aumentar receitas sem aumentar impostos. Colocou sua experiência enquanto prefeito de Canoas, quando reduziu impostos e aumentou o índice de ICMS, passando de 3,99 para 7,09 em oito anos, triplicando o orçamento do município no período. O pré-candidato entende que o Rio Grande do Sul tem solução e que é preciso trabalhar na construção de um novo estado, com investimentos em três áreas estratégicas: educação, saúde e segurança.

    Na educação salientou que é preciso fazer o que chama de a segunda revolução educacional, com mais atenção e investimentos na área. Defende que parte do lucro das empresas públicas seja destinado para um fundo para a educação, a fim de modernizá-la. Acredita que investimentos em projetos sociais, que incluam cultura, educação e esporte, sejam uma boa maneira de evitar que os jovens se sintam atraídos para o mundo do crime.

    Com ações preventivas focadas nos jovens, o uso da inteligência e a integração das forças policiais com a comunidade, conseguiu reduzir os índices de criminalidade de Canoas e deseja implantar o mesmo modelo no Estado. Observa que a crise na segurança não é superficial, mas afirma que ela tem solução.

    Propostas

    Jairo Jorge defende um projeto de gestão estadual a médio e longo prazos, que ultrapasse o contexto político-partidário. A lei de responsabilidade geracional prevê um conjunto de ações estratégicas de 2019 a 2040. São 21 anos, uma geração. Trata-se de uma política de estado com diretrizes estabelecidas para três áreas – educação, segurança e saúde. As metas seriam definidas com base em indicadores, discussões com universidades, sociedade e votada pela Assembleia Legislativa, e reavaliadas a cada três anos.

    O pedetista observa que é uma ideia nova. Ressalta que a Lei de Responsabilidade Fiscal moralizou a questão dos gastos públicos e que agora é preciso avançar, criando um projeto de maior duração, que vá além da política de governo que muda a cada quatro anos. Uma boa base para tal são as 40 estratégias resultantes do Projeto 2030, elaborado pela Famurs, a partir de debates com mais de 1,5 mil líderes nos municípios gaúchos e que preveem saídas para a crise enfrentada pelo Estado.

    Pré-campanha

    Jairo Jorge, que militou até o final de 2016 no PT, diz que a saída do partido foi um “divórcio amigável”. Elogia o PDT, dizendo que se sente muito bem acolhido no partido de Brizola e de Collares, ao mesmo tempo em que sabe da responsabilidade que tem ao ser o nome escolhido para disputar o Piratini. Justamente em função desta responsabilidade, está investindo o tempo da pré-campanha para conhecer os municípios. Até a semana passada já havia percorrido 265. Em cada um deles tem plantando uma árvore, simbolizando uma semente de dias melhores, de esperança. “A árvore no futuro é a lembrança do passado e no presente é o sonho do futuro. Só planta uma árvore quem acredita no futuro”, declarou, na sexta-feira momentos antes de plantar um ipê roxo.

    O pedetista assegura que deseja fazer uma campanha propositiva, sem jogar pedras em ninguém e alega que o período deve ser utilizado para debater propostas e ideias, e não para fazer ataques pessoais. Adianta que o PDT já está buscando alianças com outras siglas, como Solidariedade, PSB, PPS, PR, PC do B, PRB, PV e outras, e que a que a intenção é formar uma composição que seja uma nova via ao eleitor gaúcho. “Vamos trabalhar com humildade para chegar ao segundo turno. Aí depois é outra eleição”.

    O PDT, partido sem passivos políticos, deseja voltar ao governo do Estado e deixar bons feitos, assim como Brizola e Collares, que deixaram legados na educação e nas obras públicas. O pré-candidato observa que o PDT deixou o governo do Estado por não compartilhar com a forma como este vem sendo conduzido. Descorda com o parcelamento de salários e salienta que não existe educação sem professores. Para ele, o governador erra ao não dialogar com a classe a fim de findar a greve.

    Caminhada admirável

    Em Arroio do Meio pela segunda vez, Jairo Jorge pôde conferir a simpatia e o apoio de correligionários locais. A presidente da sigla, Adriana Meneghini Lermen, salienta que o pré-candidato tem feito uma caminhada admirável, que vai percorrer todos os municípios do Estado, no intuito de conhecer a realidade do Rio Grande do Sul. Para ela, isso já demonstra que é uma proposta diferente, de esperança, e que cativa com outros valores dos quais a sociedade está carente.

    O deputado estadual Gerson Burmann, que acompanhou a visita, ressaltou que a experiência de Jairo Jorge pode ser decisiva para o Estado, destacando os feitos enquanto prefeito de Canoas, em especial o aumento na arrecadação. Para o deputado, quanto mais impulsionada estiver a economia, mais condições se fazem para melhorar os demais setores.

    Já o assessor do deputado Enio Bacci, Vitor Ahlert, frisou que Arroio do Meio era o 17º município da Região que estava visitando com Jairo Jorge e se disse surpreso com a receptividade e a adesão de pessoas à pré-campanha, inclusive pessoas de outros partidos.

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Arroio do Meio solicita apoio do Estado para recuperação de rodovias afetadas por enchentes

    23 de agosto de 2025

    Análise dos impactos do tarifaço na economia do Vale do Taquari e no País

    2 de agosto de 2025

    Diego Heineck: buscar novos mercados em outros países e vendas internas dependem de negociações que podem demorar

    2 de agosto de 2025

    João Batista Gasparotto: prefeito em dois municípios chegou aos 90

    27 de julho de 2025
    Não perca

    EDVINO CLASS: há sete décadas vivendo e pensando em Marques de Souza

    25 de janeiro de 2026

    O município de Marques de Souza completou 30 anos há alguns dias, e hoje vou…

    Cineasta realiza curso de cinema em Arroio do Meio

    25 de janeiro de 2026

    Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

    25 de janeiro de 2026

    A planta centenária da Família Steiger

    24 de janeiro de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    EDVINO CLASS: há sete décadas vivendo e pensando em Marques de Souza

    25 de janeiro de 2026

    Cineasta realiza curso de cinema em Arroio do Meio

    25 de janeiro de 2026

    Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

    25 de janeiro de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    EDVINO CLASS: há sete décadas vivendo e pensando em Marques de Souza

    25 de janeiro de 2026

    Cineasta realiza curso de cinema em Arroio do Meio

    25 de janeiro de 2026

    Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

    25 de janeiro de 2026

    A planta centenária da Família Steiger

    24 de janeiro de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.