Para comemorar os 10 anos de fundação, a Vale Log realizou no último final de semana uma grande festa para seus colaboradores, familiares, motoristas, autoridades, fornecedores e líderes do ramo de transportes de carga de todo o Brasil. Ao todo passaram pela festa nos dois dias 820 pessoas. Estavam representados oito estados e o Distrito Federal. Grande número de cooperativas de outros segmentos prestigiaram o evento e tiveram oportunidade de celebrar o aniversário de fundação da empresa e conhecer um pouco mais do Vale do Taquari e Arroio do Meio. As apresentações do Grupo de Danças Helmuth Kuhn, da Orquestra de Travesseiro e do grupo de Teatro da Randon foram um show à parte.
No centro das atenções, o idealizador da cooperativa e atual presidente, Adelar Steffler, 52 anos. No seu discurso de boas vindas ele destacou que “não existe cooperativa forte com sócios fracos, nem sócios fortes com uma cooperativa fraca. Aqui todos ganham”. Com este espírito a Vale Log é hoje uma das maiores cooperativas de transportes do país, com 196 cooperados e uma frota de 260 caminhões. Para 2017 projeta um faturamento de R$ 126 milhões apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela conjuntura política que reflete na economia.
Os números confirmam que o espírito idealista e empreendedor do motorista de Travesseiro estava certo.
Adelar disse que o interesse pelos modelos de associações e cooperativas nasceu a partir das próprias dificuldades encontradas como motorista de caminhão. Ficava tempo longe da família, a oscilação da procura e oferta de fretes, o baixo valor pago pelos agenciadores de cargas e as frustrações de safra como ocorreu em 2004, pesaram para que tomasse uma atitude.
Estradas, assaltos e combustível
Aumento no preço dos combustíveis muito acima da inflação, o péssimo estado das estradas e a falta de segurança com assaltos a cargas estão entre os desafios que afetam os profissionais ligados ao setor de transportes. Conversando com motoristas este é o maior temor.
Em relação à qualidade das estradas, uma pesquisa divulgada recentemente pela Confederação Nacional dos Transportes que avaliou 105.814 quilômetros de estradas asfaltadas do país, verificou-se que houve uma piora geral no estado de conservação. Este ano a avaliação para regular, péssimo ou ruim ficou em 61,8%, pouco superior ao ano passado quando foi de 58,2%. A qualidade da pavimentação foi considerada por 50% dos entrevistados como regular, péssima ou ruim e outro dado preocupante é a geometria da via. Apenas 22,1% das estradas podem ser consideradas tecnicamente boas ou ótimas. A pesquisa apurou que 77,9% das vias não tem geometria adequada. Esta pequena síntese de dados revela que faltam investimentos em infraestrutura que caíram ainda mais a partir de 2001, conforme mostra esta pesquisa da CNT.
Como profissionais, motoristas e empresas transportadoras enfrentam grandes dificuldades e de fato o sistema cooperativo, apesar da inoperância do Estado fazem parte de uma parcela da população que engrandece o país.
Junto a empresas que vendem caminhões, as perspectivas para 2018 sinalizam uma leve melhora, em função de ciclos de financiamentos que duram em média cinco anos estarem terminando, o que abre espaço para novos investimentos. Para o presidente da Vale Log Adelar Steffler, apesar da reação para 2018, só a partir de 2020 chegaremos a um patamar melhor.
PAI NOSSO: Um momento muito importante que chamou atenção no evento da Vale Log. A profunda devoção de todos os presentes ao se darem as mãos para rezar o Pai Nosso. Fé em Deus acima de tudo.