NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
      Recent

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025

      SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

      26 de outubro de 2025

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » 2017 – Um ano de dificuldades e de superações
    Agricultura

    2017 – Um ano de dificuldades e de superações

    adminBy admin29 de dezembro de 2017Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Sendo esta a última edição do ano de 2017, o momento e a oportunidade sugerem uma breve reflexão sobre o que sentimos e de como vemos mais este período que se encerra e que, com certeza, proporcionou situações diversas, constituindo-se hoje uma página da nossa história.

    Em cada final de ano tenho procedido da mesma forma, fazendo considerações sobre fatos que dizem respeito diretamente ao setor agropecuário e aos que, com persistência, por vocação, e na maioria das vezes, no sacrifício, se mantêm em uma atividade muito insegura, incerta, de resultados normalmente frustrantes, pelo menos recentemente.

    Faço um breve parêntesis para registrar a perda de um dos líderes mais evidenciados no setor agropecuário do Rio Grande do Sul, nos últimos 20 anos. O médico veterinário, produtor de grãos e criador de ovinos, Carlos Sperotto, presidiu a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – Farsul, desde 1997, completando um ciclo de sete mandatos na entidade. O seu falecimento ocorreu no último final de semana.

    Sperotto foi uma das vozes mais fortes na defesa da produção agrícola, especialmente a pecuária do Estado. Ele era incansável como dirigente classista e sempre teve o reconhecimento de todos, independentemente de sua condição, que lhe foi atribuída, de dirigir uma entidade vinculada ao latifúndio. Nas suas últimas manifestações sobre o atual momento do setor produtivo, ele disse o seguinte: “O produtor rural está apreensivo e consciente de que o produto que ele tem na mão, é para outros valores e não os que estão sendo praticados. A recuperação é lenta, mas já está ocorrendo. É fruto da qualidade do produto que nós temos para comercializar”.

    Abre-se, portanto, uma lacuna, silenciou uma voz que sempre se colocava em defesa da agricultura, da pecuária, do produtor, da remuneração justa dos produtos.

    São desafios, são dissabores como esse, que marcaram o ano a findar. Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista, a mais profunda crise do setor leiteiro, o episódio da carne bovina (carne fraca), as mudanças que o Estado anunciou em relação aos integrados, que poderiam provocar uma perda anual de mais de 25 milhões de reais para a região do Vale do Taquari, a crise moral que o Brasil inteiro está a enfrentar, agravada pela crise política, sem precedentes, tudo isso passa para a história, como sendo uma página que muitos gostariam de não lembrar mais.

    Se há algumas semanas comentava que a agricultura familiar estaria perdendo praticamente 30% de sua renda, é uma constatação muito dura e de repercussões. Recuperar isso poderá nunca mais acontecer. Pois esse processo decorre da não valorização dos produtos agropecuários e a constante elevação dos preços de custo para produzir. E a própria condição recessiva em que o país se encontra, com um enorme contingente de pessoas desempregadas e o salário mínimo aumentando, na virada do ano, em tão somente 3,4%, não se terá uma melhora no poder de compra da população que inclusive terá que mudar seus hábitos alimentares.

    O que podemos esperar de 2018? Continuaremos sob a ameaça de “Reformas”, dentre essas a previdenciária. O governo federal diminuiu recursos, no orçamento do próximo ano, para diversos programas da agricultura familiar. Os incentivos, através de linhas de crédito, não encorajam o produtor. Não há aceno de qualquer garantia de preços mínimos para os principais produtos agrícolas. As ações de assistência técnica serão diminuídas.

    E para tumultuar ainda mais o cenário, teremos um processo eleitoral pela frente, onde haverá uma série de proibições impostas pela legislação. Dirão que determinadas ações não podem ser feitas, porque a lei não permite.

    Para os que entendem ou consideram que “estamos no fundo do poço”, a tendência é que em alguns aspectos devemos ter melhoras. E como o produtor rural, o agricultor, nunca deixa de acreditar, quem sabe, o ano de 2018 traga novas perspectivas e novas (re) conquistas.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Estradas de Linha 32 e do Morro Gaúcho estão sendo alargadas

    17 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Do interior de Travesseiro, a força da suinocultura e um recado aos jovens: “O campo ainda vai ser muito valorizado”

    30 de julho de 2025

    FIM DO TALÃO DE PRODUTOR NO RS

    27 de junho de 2025
    Não perca

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Três importantes obras estão em andamento em Arroio do Meio, reforçando o compromisso da Administração…

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025

    Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

    7 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025

    Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

    7 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.