NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    EDVINO CLASS: há sete décadas vivendo e pensando em Marques de Souza

    25 de janeiro de 2026

    Cineasta realiza curso de cinema em Arroio do Meio

    25 de janeiro de 2026

    Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

    25 de janeiro de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

      25 de janeiro de 2026
      Recent

      Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

      25 de janeiro de 2026

      Eduardo Brock assina com Novorizontino para temporada 2026

      9 de janeiro de 2026

      Só Barulho e Acia/Glória decidem título da categoria Livre

      12 de dezembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Proerd: Mais que combater a drogadição, programa ensina a tomar decisões sadias
    Educação

    Proerd: Mais que combater a drogadição, programa ensina a tomar decisões sadias

    adminBy admin17 de dezembro de 2017Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Com o objetivo de reduzir e prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes enaltecendo a cidadania, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi criado em âmbito nacional em 1983 e implantado no Rio Grande do Sul em 1989. O programa que é voltado a alunos da rede pública dos 5º ao 7º anos tem como ênfase auxiliar os jovens a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas.

    O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento.

    O conteúdo desenvolvido pelo Proerd pode ser incorporado de forma interdisciplinar no currículo escolar dentro das disciplinas relativas à saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outras. O professor deve manter um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula.

    1,2 milhão de estudantes formados

    Um dos idealizadores e facilitador do programa no Rio Grande do Sul, o Major Fabiano Dorneles, que reside em Arroio do Meio, defende que o policial deve atuar também como um educador social auxiliando na educação e prevenção da criminalidade, transmitindo valores, conhecimentos e princípios. “Sou um dos mentores do Programa no Estado e tenho uma excelente equipe que trabalha no programa e formou mais de 1,2 milhão de crianças desde o inicio das atividades”, revela.

    Dorneles explica que o programa funciona da seguinte forma: o instrutor que é um policial capacitado vai até a escola e durante 10 encontros desenvolve o conteúdo programático. Com posse do livro do estudante que é disponibilizado gratuitamente pela corporação e que é doado pela Gerdau, o aluno acompanha as aulas de forma didática. “O programa tem como objetivo ensinar as crianças a tomar decisões sadias. Não só referente às drogas, mas em todos os sentidos. Nossa vida é norteada por decisões. Auxiliamos também nesse sentido”, observa.

    O Major lembra que em 2016, 139 municípios gaúchos foram beneficiados com o programa. Em 2017, o número de municípios favorecidos foi ainda maior chegando a 150. Entretanto a falta de efetivo faz com que algumas corporações optem pela não implantação do programa. “Os benefícios do programa são muitos. A criminalidade recua quando a pessoa ainda jovem recebe em sua educação princípios básicos de disciplina que vão formar seu caráter. Dessa forma, aprende a respeitar o próximo optando pelo caminho do bem”, ressalta.

    Em Arroio do Meio

    Aproximadamente 30 turmas e mais de 600 alunos já foram beneficiados pelo Proerd em Arroio do Meio. Conforme a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Marlise Führ, a implantação do projeto na escola Barra do Forqueta, cuja solenidade de formatura ocorreu ontem, é comemorada pela Administração Municipal, já que em 2016 não houve turmas. Na escola da Barra foram atendidos 17 alunos do 5º ano.

    Marlise ressalta que o programa é positivo e vem ao encontro de demandas da sociedade. A intenção segundo ela é ampliar para o próximo ano o programa para as demais escolas da rede. “Esse trabalho realizado pela Brigada Militar fortalece os vínculos entre estudantes e a figura do policial, trazendo para dentro das escolas e das famílias a educação e a prevenção contra as drogas. É um trabalho maravilhoso que traz retorno positivo à nossa sociedade”.

    80 alunos formados em 2015

    Na mesma linha de pensamento da secretaria de Educação, o capitão Ricardo Machado da Silva, responsável pela 3ª Companhia do 22º Batalhão de Polícia Militar de Arroio do Meio demonstra interesse em manter o programa em 2018. Diz que se possível expandirá o programa para demais escolas da rede municipal, salientando que o Proerd é um dos carros chefes da Brigada Militar. “Em 2015 foram formados 80 estudantes em Arroio do Meio. Temos instrutores capacitados para ministrar o curso e daremos sequência”, promete.

    Porém cita a necessidade das escolas e da secretaria de Educação manifestarem o interesse em implantar o programa e observa que para o Proerd sair do papel são necessárias parcerias entre a corporação e sociedade civil para a compra de camisetas e demais custos do programa.

    Implantação do programa em Arroio do Meio

    Lourdes Maria Gasparotto Rizzi era secretária de Educação quando o programa foi implantado, em 2001. Lembra que na época o problema do uso de drogas lícitas e ilícitas por menores de idade, a exemplo de hoje, já preocupava. Recorda que a implantação do programa foi a estratégia encontrada para aproximar o jovem da figura do policial Militar visando o combate e a resistência às drogas.

    Lurdes destaca que hoje, ao contrário da época, o programa tem bastante visibilidade o que é muito positivo. Sobre o consumo de drogas lícitas e ilícitas por parte dos jovens, diz que o apelo ao consumo é muito forte e por isso é difícil o combate. “Envolver o jovem em atividades físicas e sociais a exemplo de esportes, teatro e música são alternativas inteligentes que devem ser usadas e que geram resultados positivos, diminuindo assim o risco de envolvimento”, salienta.

    Escola Barra da Forqueta

    A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Forqueta, Liselote Lange Gabriel, conta que a expectativa em relação ao início do curso era grande por parte dos alunos do 5º ano. A receptividade por parte dos estudantes foi boa, demonstrando interesse pela atividade e o conteúdo desenvolvido ao longo do programa. “Eram instigados e interagiam de forma positiva”, lembra. Nos 10 encontros que aconteceram semanalmente, o instrutor desenvolveu o assunto por meio de vídeos educativos e expôs situações que os estudantes estão propensos no dia a dia a exemplo do consumo de drogas lícitas e ilícitas. “O assunto drogas deve ser discutido amplamente pela sociedade e deve começar pela escola”, observa.Para vida toda

    O taxista Rafael Augusto Kunz, do bairro Medianeira, cursou o Proerd em 2001. Avalia como positivo o programa que, segundo ele, traz à tona e esclarece assuntos referentes ao consumo de drogas às crianças e jovens. Assunto de extrema importância que deve ser discutido amplamente começando na escola. “Nessa idade a garotada possui várias dúvidas e consequentemente está mais propensa a envolver-se com coisas erradas. Nesse sentido o programa aponta caminhos e esclarece determinadas situações, no período e idade mais vulnerável”, e complementa, “o Proerd é um ensinamento que se leva para a vida toda”, finaliza.

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Na reta final do ano letivo, Guararapes luta contra o descaso e a morosidade das obras

    6 de dezembro de 2025

    Zoneamento escolar garante vagas próximas e melhor atendimento às famílias

    30 de novembro de 2025

    Feira do Livro simboliza recomeço e resiliência da comunidade arroio-meense

    24 de agosto de 2025

    Em Travesseiro, projeto escolar transforma alunos em protagonistas do turismo

    11 de agosto de 2025
    Não perca

    EDVINO CLASS: há sete décadas vivendo e pensando em Marques de Souza

    25 de janeiro de 2026

    O município de Marques de Souza completou 30 anos há alguns dias, e hoje vou…

    Cineasta realiza curso de cinema em Arroio do Meio

    25 de janeiro de 2026

    Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

    25 de janeiro de 2026

    A planta centenária da Família Steiger

    24 de janeiro de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    EDVINO CLASS: há sete décadas vivendo e pensando em Marques de Souza

    25 de janeiro de 2026

    Cineasta realiza curso de cinema em Arroio do Meio

    25 de janeiro de 2026

    Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

    25 de janeiro de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    EDVINO CLASS: há sete décadas vivendo e pensando em Marques de Souza

    25 de janeiro de 2026

    Cineasta realiza curso de cinema em Arroio do Meio

    25 de janeiro de 2026

    Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

    25 de janeiro de 2026

    A planta centenária da Família Steiger

    24 de janeiro de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.