O cenário da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, em Arroio do Meio, está se transformando nos últimos anos. As salas de aula que por muito tempo acolheram centenas de estudantes, as chamadas “amarelinhas”, hoje estão apenas na memória da escola.
A parte antiga do educandário, que comportava cinco salas e estava há mais de cinco anos desativada, servindo apenas como depósito, foi demolida nos últimos dias por questões de segurança. A próxima etapa é a remoção dos entulhos e a colocação de brita no local, que servirá como área integrada de espaço físico.
Na manhã de quarta-feira o prefeito de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack, integrantes da 3ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, secretária de Educação, Mara Betina Forneck e coordenador da secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Henrique Meneghini, visitaram o educandário para ver o andamento dos trabalhos. Além da revitalização da parte antiga, outras duas intervenções serão realizadas. Todas as reformas estão incorporadas como obras emergenciais.
Uma delas corresponde a marquise localizada próxima à cantina que está com uma deformação grande em decorrência do peso, já que na parte de cima há salas provisórias que deixarão de existir. A obra consiste na demolição da marquise, e sua posterior reparação, transformando o local das salas em um terraço. Outra intervenção consiste na troca dos assoalhos de duas salas de aula.
Programa Jovem Aprendiz – Após a visita, o prefeito Klaus, secretária de Educação e coordenador da Indústria, Comércio e Turismo se reuniram com a diretoria da escola e do Grêmio Estudantil para tratar sobre o programa Jovem Aprendiz. Na ocasião debateram a possibilidades de intensificar esse projeto em Arroio do Meio.