No último final de semana fiz um visita-relâmpago à terrinha, chegando no início da tarde de sábado e retornando no domingo pela manhã. Seguem algumas impressões:
• Fiquei impressionado com o caos do trânsito na Avenida Júlio de Castilhos, no centro de Lajeado, no sábado à tarde. Poucos motoristas respeitam as faixas de segurança e locais proibidos de estacionamento
• Sem lugar para almoçar devido ao horário, optamos pelo insuperável sanduíche de carne de panela da Padaria e Confeitaria Mariam, do meu amigo Eduardo “Zêzi” Fuhr. Atendimento ágil e atencioso, capricho no preparo e preço justo. Na saída, as deliciosas barras de cereal.
• Praça Flores da Cunha continua um cartão postal que orgulha nossa cidade. Com a parceria entre poder público e frequentadores/população é possível driblar o vandalismo. Certamente teremos um local aprazível por muito tempo
• À noite fomos no baile promovido pelo Rotary Clube, no Salão Comunitário de Rui Barbosa, com homenagem ao Estado do Amazonas. Mais uma demonstração de mobilização e pujança da comunidade arroio-meense. Revi velhos amigos e companheiros, além do prefeito Klaus Werner Schnack, e candidatos às eleições de outubro. Parabéns aos organizadores!
• Antes de chegar ao local, flagramos um grupo de operários abrindo um buraco na rua Gustavo Wienandts, na saída da cidade. O amigo Elio Meneghini disse que, entre os trabalhadores, estava o gerente da Corsan, Jaime Bersch. Parabéns pelo exemplo!
• Considero um exagero limitar em 60 km/h a velocidade na RS-130, trecho entre Arroio do Meio-Lajeado, apesar das condições da estrada.
• Outro espaço que chama a atenção – principalmente de pessoas que visitam a cidade – é o trevo de acesso. Limpo, grama cortada, flores e sem lixo.
• Inaceitável as condições de trafegabilidade do trecho Lajeado-Estrela da BR-386. É um festival de buracos de todos os tamanhos, desníveis da pista e outros riscos. Somado à falta de respeito de vários motoristas a rodovia é um festival de armadilhas, principalmente à noite ou com neblina.
• O Paradouro Rosinha (km 373) é uma exceção da BR-386. Lugar limpo, moderno, organizado, bom atendimento e fácil acesso, com uso de tecnologia através de comandas eletrônicas. Tomara que se mantenha para deleite de quem quer variedade de lanches, bebidas e outros produtos