Motocicletas, automóveis e veículos de carga sofreram com o excesso de buracos provocados pelas chuvas nos últimos meses. Nas motocicletas, os principais problemas foram com a suspensão, relação e entortamento de rodas. Em média, o custo de conserto da suspensão dianteira parte de R$ 100, da traseira entre R$ 150 e R$ 200 para motocicletas populares.
Já o kit da transmissão, que envolve a coroa, corrente e o pinhão, custa a partir de R$ 80. O alinhamento de rodas entre R$ 30 e R$ 50 e a troca de aro, parte de R$ 200. Conforme mecânicos, a maioria dos clientes está trazendo as motocicletas agora, no período pós chuva, porque preferem esgotar a vida útil das peças até o limite.
No quesito automóveis, as oficinas registraram um aumento da procura da clientela do interior, devido a danos em buchas, suspensão, pivôs, amortecedores, lâmpadas e desgastes nos freios. Em geral, são ruídos novos que aparecem na forma de conduzir os veículos. Quando as estradas estão em condições ruins, a vida útil desses componentes diminui de seis para dois meses. O custo de revisão em carros populares parte de R$ 900. Lembrando que o excesso de buracos também aumenta o consumo de combustível devido a necessidade de mais retomadas na aceleração.
Nos caminhões os prejuízos também atingem a suspensão, que compreende amortecedores, bucha estabilizadora de mola, embuchamento de eixos, feixes de molas e pinos. O peso da carga faz a estrutura do veículo trepidar e socar conforme os desníveis, o que gera consertos corriqueiros que podem chegar facilmente à R$ 2 mil. O mesmo ocorre com os pneus, que patinam mais e sofrem cortes com maior facilidade, além da cabine que fica mais solta. Em geral, os gastos com manutenção de quem percorre estrada de chão em condições precárias são mais que o dobro de quem só anda em vias pavimentadas.