Reconhecidos como entes da federação desde a Constituição de 1988, os municípios são a base mais importante para o Estado e a União, na medida em que conseguem autonomia sociológica, política e jurídica.
Na prática, podemos observar que os municípios que trabalham essa autonomia sob o ponto de vista social (levantando, respeitando, articulando e apoiando as necessidades e objetivos das demandas dos munícipes) exercem melhor sua função pública e política. Fazemos esta pequena introdução só para fundamentar que, em nosso município, temos visto esse exercício às vezes mais, outras vezes menos, de acordo com o perfil dos seus gestores. Para que prefeito e vice atuem como mediadores, contando com seus assessores diretos e indiretos e para que consigam executar e por em prática os objetivos, metas e programas de governo, precisam do apoio do Legislativo e das organizações sociais e comunitárias locais. É uma sinergia, que além de capacidade técnica também requer habilidade política, num conceito mais moderno e atual.
Parece um pouco complexo, mas entender a engrenagem toda, com cada um executando o seu papel de forma transparente, técnica, profissional, faz com que todos saiam ganhando.
•••
Na quarta-feira pela manhã, a convite da assessora de imprensa da prefeitura, Maica Gebing, acompanhamos comitiva liderada pelo prefeito Klaus, vice Eluise, secretários, assessores, vereadores algumas obras em andamento, outras já concluídas. Além de mostrar o que está sendo feito para a imprensa local e para as equipes internas, principalmente do setor de planejamento e obras, a visita teve intuito de prestar contas, para aprimorar a gestão e comprometer o servidor, diante das responsabilidades que cabem diante das demandas. O engenheiro Klaus Werner Schnack, que assumiu o governo em 2017, está marcando sua gestão pelas obras, preservação do patrimônio público. Desde que assumiu foram feitas várias reformas e manutenção de prédios públicos, revitalização de praças e áreas, projeção e execução de obras que facilitam a mobilidade urbana. Para dar conta das demandas, fazem parte da atual administração equipes com viés mais técnico, o que traz resultados positivos. Durante a visita das obras na quarta-feira o prefeito Klaus Schnack e sua vice Eluise, destacaram bastante a questão da qualificação do atendimento, economia e otimização (reutilização) de recursos públicos para poder fazer mais. Boa parte das obras visitadas, já foram divulgadas pelo jornal ao longo do atual governo. Aliás, o jornal sempre tem sido um aliado importante no desenvolvimento social e econômico do município, ciente da responsabilidade do seu papel.
Confiança e ânimo
A aprovação da Reforma da Previdência em dois turnos na Câmara; a tendência de que seja aprovada no Senado, com a possibilidade de uma PEC paralela para incluir estados e municípios, (hoje, a Famurs terá reunião com os três senadores gaúchos, Lasier Martins (Podemos), Luis Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT) em Porto Alegre no Tribunal de Contas, para articular apoio a esta inclusão) e o início do trâmite da Reforma Tributária, são agendas positivas que aumentam a confiança na retomada do crescimento econômico do País e nas instituições. Além delas há dezenas de outras ações, propostas em andamento que, analisadas e votadas no Congresso, poderão num curto, médio e longo prazo tornar o Brasil uma nação mais soberana e estratégica no cenário internacional.
Oferta de vagas de trabalho
A prefeitura de Estrela, procurou recentemente a Dália Alimentos, para formatar parceria com o objetivo de colocar à disposição da empresa sua plataforma de cadastro de cerca de 3 mil currículos de pessoas em busca de trabalho. José Itamar Alves, titular da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela, disse que um dos focos é a possibilidade de empregar pessoas no início das atividades de frigorífico de Palmas.
Sandra Simoni Lucca, supervisora do setor de RH da Dália, informou que foram anunciadas 320 vagas, nos municípios de Estrela, Lajeado e Arroio do Meio. “ Em setembro deveremos preencher 30 vagas e as demais serão ocupadas a partir de outubro com o início das atividades”.